Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Andanças Literárias

Foto: Dalmir Ribeiro Lima
Foto: Dalmir Ribeiro Lima

Série de roteiros traz a literatura como fonte de inspiração para um novo olhar da cidade

As páginas estão abertas! O Sesc São Paulo realiza, por meio do seu programa de turismo social, uma série de roteiros especiais para quem quer mergulhar no universo literário da 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi entre 22 e 31 de agosto de 2014.

Nesta edição, o evento conta com uma extensa programação cultural elaborada pelo Sesc, com o objetivo de aproximar o público do mundo dos livros e a literatura das outras linguagens artísticas, com apresentações de música, teatro, dança, circo e cinema. E o turismo também se inscreve nestas páginas da Bienal levando os grupos para visitas ao evento com guias especializados, e ampliando as reflexões e olhares sobre as linhas narrativas da cidade. 

Qual escrita São Paulo nos inspira? Que poesia é possível em nosso cotidiano?

Estas perguntas dão início ao passeio “Cartografia poética”, que sai do Sesc Santana no dia 30/08 e percorre um roteiro lírico para conhecer as evoluções cruzadas da paisagem e escrita paulistana, cartografando a cidade como locus poético cambiante e contraditório. Um passeio para explorar a escrita dos modernistas aos “poetas marginais” das novas gerações, passeando pelo Viaduto do Chá, Avenida São Luiz e região do “Baixo Augusta. O roteiro inclui intervenções cênicas e bate-papo com autores.

A série de roteiros “Andanças Literárias” traz a literatura, com seus versos, prosas e autores, como fonte de inspiração para um novo olhar da cidade. Os passeios que visitam a Bienal Internacional do Livro de São Paulo têm saída das unidades do Sesc em São José dos Campos (23/08), Taubaté (23/08), Sorocaba (23/08), Carmo (26/08), Pinheiros (27/08), Santo André (25, 27 e 29/08), Santos (28/08), Campinas (28/08), São Carlos (28, 29 e 30/08), Ipiranga (29/08), e São Caetano (29/08). Nas unidades do Sesc Carmo, Pinheiros, Santos e Ipiranga, ainda tem o bate-papo “São Paulo ao pé da letra”, com o jornalista João Correia Filho, que apresenta a cidade de São Paulo por meio da literatura.

O passeio “A Pauliceia de Mario de Andrade – o poeta, escritor e viajante” se guia pela obra do autor para destacar lugares de referência para o escritor, tais como a casa da rua Lopes Chaves, o Largo do Paissandú, o Parque Trianon, entre outros. Considerado o mais múltiplo e nacionalista dos escritores brasileiros, Mário de Andrade formou um caráter revolucionário na literatura nacional com sua obra Pauliceia Desvairada, onde analisa a cidade de São Paulo com os seus elementos. O roteiro parte do Sesc Consolação no dia 23/08 com acompanhamento especializado da historiadora Dolores Freixa.

O Sesc Consolação também realiza no dia 30/08 o passeio “A São Paulo de Monteiro Lobato” que percorre uma trajetória pela cidade para conhecer a vida, as realizações e as influências do autor. As visitas são nos locais de onde Monteiro Lobato tirava inspirações para a sua escrita. 

Os passeios têm inscrições abertas nas unidades de saída dos roteiros e as vagas são limitadas. 

E você? Qual o roteiro que você escreve em seu trajeto pela cidade? Quais as histórias que te inspiram no cotidiano? Quais os livros que tornam as suas andanças mais literárias?