Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

20 anos de Mesa Brasil Sesc São Paulo

Desde 1994, o Programa, que atende 42 cidades, busca combater o desperdício de alimentos e funciona como um elo entre empresas e instituições sociais

Já são mais de 47 mil toneladas de alimentos arrecadados e doados para inúmeros abrigos, albergues, creches, casas de convivência, casas de repouso e casas de atendimento a pessoas com necessidades especiais.

Em novembro de 2014, o Mesa Brasil Sesc São Paulo chega aos 20 anos com o compromisso renovado de minimizar o desperdício de alimentos e a insegurança alimentar e nutricional.  Desde sua criação, o número de instituições beneficiadas já cresceu 10 vezes. Só no ano passado, 3,5 mil toneladas de alimentos arrecadados em 540 empresas beneficiaram 143 mil pessoas de 730 instituições.

Atualmente, 13 unidades do Sesc em São Paulo desenvolvem o programa e atendem, juntas, 42 cidades. A logística é a seguinte: as equipes se dirigem aos locais de doação - supermercados, mercados municipais, feiras livres, centrais de abastecimento, padarias, confeitarias e indústrias -, recebem os alimentos, fazem a seleção e os encaminham para as instituições sociais. Cerca de 80% da quantidade arrecadada é composta por frutas, legumes e verduras. Os 20% restantes se dividem entre arroz, feijão, macarrão, óleo, farinhas, carnes, ovos, açúcar, sucos, leite, pães, bolos, biscoitos, geleias, cereais matinais e sorvetes.

Histórico
O programa teve origem em 1994, no Sesc Carmo, e desde 2003 passou a ser replicado em nível nacional (a história completa pode ser lida aqui). Conheça alguns dos momentos mais marcantes desses 20 anos:



Programação especial
O Sesc está preparando uma programação especial para comemorar os 20 anos do Mesa Brasil Sesc São Paulo.

Em Santo André, por exemplo, o festival de receitas Sabores do Mesa, que começou em julho, busca aprimorar as técnicas de preparo das receitas elaboradas pelas cozinheiras de instituições atendidas pelo Programa.

O projeto Com a casca tem mais valor, de Santos, promove, desde julho, encontros mensais com a nutricionista Aline Rissatto para divulgar o conceito de aproveitamento do alimento por inteiro, a partir da elaboração de receitas com um alimento da safra e sua total utilização.

Em outubro, três seminários discutem temas ligados à alimentação. Nos dias 1 e 2, no Sesc Bauru, o assunto é Agroecologia: um caminho para a Segurança Alimentar e Nutricional. O objetivo é refletir sobre a importância da agroecologia na promoção da segurança e da soberania alimentar, para a saúde do planeta e de seus habitantes, além de propagar informações e ampliar as consciências para uma alimentação saudável, ética e digna.

Nos dias 16 e 17, o fórum Alimentação no Contexto Contemporâneo – consumo e sustentabilidade , no Sesc Taubaté, promoverá uma série de discussões sobre as relações entre alimentação e sustentabilidade

De 28 a 30, no Sesc Belenzinho, acontecerá o seminário internacional Alimentação hoje - Entre carências e excessos, que vai debater as imagens da alimentação contemporânea, a partir das visões da ciência, do jornalismo especializado, da publicidade, dos movimentos sociais e dos estudos culturais.

Mais
Em breve o Mesa Brasil Sesc São Paulo ganhará um site próprio, onde você poderá acompanhar o dia a dia e obter mais informações sobre o Programa.
 


Alimente essa ideia!
 

Outras programações

Alimentação

Oficina Culinária de Aproveitamento Integral dos Alimentos | Aula 4

Oficina Culinária de Aproveitamento Integral dos Alimentos | Aula 4

SESC Bauru

Saiba mais