Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Aprender e brincar: O que é o Curumim?

Foto: Vinícius Vieira
Foto: Vinícius Vieira

Com mais de 25 anos de existência, o Curumim é um programa de educação não formal do Sesc em são Paulo. Direcionado para crianças de 7 a 12 anos, que através de encontros semanais – e por meio de brincadeiras, passeios, atividades culturais e esportivas – visa contribuir para o desenvolvimento da autonomia, afetividade, cooperação, senso crítico, cidadania e o respeito pelo próximo.

O programa tem uma metodologia que permite a articulação entre os diversos saberes trazidos pela criança, a partir do contexto em que ela vive, de modo a colaborar com sua formação e desenvolvimento.  A base de tudo isso é a intencionalidade educativa da instituição voltada à promoção dos valores, do conhecimento e da convivência social.

Sua criação, em 1987, é resultado de uma reflexão sobre o papel do Sesc diante de questões sociais, e que, na década de 80, passavam a tomar outra proporção e a interferir, de forma significativa, no universo de inúmeras crianças e adolescentes, principalmente nas grandes cidades.

No Curumim a brincadeira é essencial para a formação, pois é com atividades lúdicas que a criança descobre o mundo, aprende a interagir, resolver problemas, superar desafios e desenvolve a imaginação.

O programa é inteiramente gratuito e o período de matrícula acontece sempre no início do ano, nas unidades do Sesc em São Paulo. Os procedimentos para inscrição da(s) criança(s), a disponibilidade de vagas e os horários variam entre as unidades. Clique no nome da unidade de sua preferência para conhecer os detalhes:
 

Unidades que oferecem o Curumim:

Capital e Grande São Paulo

Belenzinho

Bom Retiro

Campo Limpo

Carmo

Consolação

Interlagos

Ipiranga

Itaquera

Pinheiros

Pompeia

Vila Mariana

Santana

Santo Amaro

Santo André

Osasco

Litoral

Bertioga

Santos

Interior

Araraquara

Bauru

Campinas

Catanduva

Jundiaí

Piracicaba

Ribeirão Preto

Rio Preto

São Carlos

São José dos Campos

Sorocaba

Taubaté

 

Para saber mais: A EOnline conversou com as organizadoras do livro Programa Curumim: memórias, cotidiano e representações, lançado pelas Edições Sesc. No papo, um pouco sobre o conceito de educação não formal. A entrevista completa você lê aqui.

Outras programações

Ações para a Cidadania

Primeiras Histórias - Mediação De Leitura Para Bebês

Primeiras Histórias - Mediação De Leitura Para Bebês

SESC São Carlos

Saiba mais