Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Salão de Ideias - Parte 1

Neste sábado, segundo dia de Bienal do Livro de São Paulo, começaram as atividades do Salão de Ideias, espaço dedicado a debates com escritores, pensadores e artistas sobre temas atuais e de relevância sócio cultural. A seguir, disponibilizamos os registros desses encontros.
 

ILUSTRAÇÃO BRASILEIRA

Os ilustradores Fernando Vilela, Roger Mello e Odilon Moraes falaram sobre o histórico e os momentos mais significativos desta profissão no país e o reconhecimento na última Feira do Livro de Bolonha, de 2014, na Itália. Obras destes e de outros ilustradores estão em exposição no Espaço Imaginário, na Bienal do Livro.


OS SERMÕES DE PADRE ANTÔNIO VIEIRA, QUATRO SÉCULOS DEPOIS 

O professor de literatura brasileira João Adolfo Hansen, da Universidade de São Paulo, um dos grandes estudiosos da obra do jesuíta no país e responsável pela seleção dos trechos lidos pela atriz Fernanda Montenegro na abertura da Bienal do Livro, conversou com o jornalista e editor Flávio Moura sobre a influência dos sermões na literatura brasileira ao longo dos últimos quatro séculos.


O PAPEL DAS LIVRARIAS E EVENTOS LITERÁRIOS NA PROMOÇÃO DA LEITURA

Fechando a noite, o crítico literário João César de Castro Rocha e os livreiros brasileiros Alexandre Martins Fontes, Pedro Herz e Flávio Seibel conversaram com o livreiro francês Jean-Marie Ozanne, um dos fundadores do Salon du Livre et de la Presse Jeunesse de Montreuil, o maior evento de literatura infantojuvenil da França, sobre o papel das livrarias e eventos literários na promoção da leitura.


 

Assista todos os vídeos do Salão de Ideias da Bienal do Livro no canal do Sesc em São Paulo no YouTube.

:: Leia mais:

Histórias por trás das histórias conta um pouco da trajetória de alguns dos autores das Edições Sesc. Luiz Nadal, com suas pequenas epopeias, Cris Lisboa e Marília Pozzobom, com perfis jornalísticos, revelam os perfis dos escritores. Acompanhe!

Conheça também a série Protagonistas da Bienal, que apresenta o público, personagens essenciais para que esse grande evento aconteça.