Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Autonomia e Autogestão: Experiências Contemporâneas

Foto: Fábio Alkmin
Foto: Fábio Alkmin

De 25/8 a 29/9, terças, das 19h às 21h, ocorre o curso online (via Microsoft Teams), Autonomia e Autogestão: Experiências Contemporâneas, com inscrições pelo portal, AQUI, a partir do dia 20/8, às 14h, até dia 23/8, às 18h.*

Neste curso, refletiremos sobre possibilidades de organização social alternativas. Embora pouco visibilizadas, diversas experiências de autonomia e autogestão nos apontam para caminhos mais próximos do que entendemos por equidade. É lançando luz sobre estas experiências que o curso se estrutura, trabalhando cinco grandes eixos: território, economia, alimentação, educação e segurança digital.

PROGRAMA

Aula 1 (25/8) -
 Introdução e contextualização. O que podemos aprender com experiências de autonomia e autogestão?
Com Waldo Lao Fuentes Sanchez, antropólogo mexicano e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM/USP).
A aula visa traçar um panorama de  experiências contemporâneas envolvendo autonomia e autogestão em alguns territórios na América Latina. Lançando mão de casos concretos, buscaremos entender como os eixos tratados no restante do curso (território, economia, ecologia, educação e segurança) foram articulados por essas populações.

Aula 2 (1/9) - Território e autonomia na perspectiva do movimento indígena brasileiro
Com Célia Xakriabá, ativista Indígena e da articulação nacional das mulheres Indígenas.
O debate da autonomia e autogestão territorial é cada vez mais presente no pensamento indígena brasileiro, com diversas experiências sendo desenvolvidas no país. O objetivo da aula é traçar um panorama desse debate no Brasil, ressaltando a importância do conceito de "território" no fortalecimento da autonomia.

Aula 3 (8/9) - Economia na periferia: acesso ao crédito, dinheiro social e mobilização comunitária
Com Thiago Vinicius, gerente de coordenação de projetos da Agência Solano Trindade.
Nesta aula será apresentada a Agência Solano Trindade, importante pólo de desenvolvimento comunitária na Zona Sul da cidade de São Paulo. O coordenador Thiago Vinícius abordará o tema da economia solidária, do acesso ao crédito, do dinheiro social dentre outras pautas que buscam promover a circulação da economia pela perspectiva do empreendedorismo.

Aula 4 (15/9) - Agroecologia e feminismo: a feira agroecológica das mulheres no Butantã (São  Paulo)
Com Júlia Ferraz, que participa da organização da Feira Agroecológica e Cultural de Mulheres no Butantã.
A Feira Agroecológica e Cultural de Mulheres no Butantã é um espaço autogestionado de fortalecimento da agroecologia e da economia solidária e feminista, promovendo a geração de renda para mulheres de diferentes contextos e territórios e o acesso a alimentos e artesanias de qualidade em uma relação direta entre produtoras e consumidores. Além dos alimentos agroecológicos, orgânicos e artesanatos, a feira conta com uma programação cultural, que foi pensada com atenção especial para as crianças. O objetivo é compartilhar um panorama dessa experiência, compartilhando os avanços e dificuldades de sua  organização.

Aula 5 (22/9) - Educação libertária: autogestão e autonomia na construção do saber
Com Rodrigo Rosa, professor do EED/CED/USFC e Pesquisador no Grupo de Pesquisa Poder Político, Educação, Lutas Sociais.
Como a educação libertária pode fomentar uma maior autonomia do saber? Como processos de autogestão política, econômica e pedagógica podem remodelar a estrutura verticalizada das escolas? A aula busca traçar um panorama de experiências libertárias na educação, como, por exemplo, a escola moderna de Frances C Ferrer, a colmeia de Sébastien Faure, o orfanato de Prévost de Paul Robin, a escola Paidéia de Mérida e os cursinhos livres de São Paulo, entre outras.

Aula 6 (29/9) - Vigilância e privacidade na internet: autogestão da informação digital
Com Jamila Venturini, coordenadora regional na Derechos Digitales e membro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS).
Com Narrira Lemos, pesquisadora e idealizadora da acaravana.tech, cofundadora da clandestina.io e Bertha Fellow no Projeto Tor.
Atualmente, passamos grande parte do tempo conectados. Nesse sentido, nunca foi tão importante proteger nossa privacidade e preservar de maneira segura nossos dados. O objetivo dessa aula é traçar um panorama dos cuidados necessários a segurança de nossas informações digitais.
 


Foto: Fábio Alkmin


Com coordenação de Fábio Alkmin, doutorando no Programa de Pós-graduação em Geografia Humana na Universidade de São Paulo. Possui bacharelado e licenciatura na área de Geografia (USP) e mestrado na área de Geografia Humana (USP), com ênfase em América Latina, movimentos indígenas e autonomias territoriais. É membro do grupo de trabalho da CLACSO "Pueblos indígenas, autonomías y derechos colectivos" (2019-2022) e autor do livro "Por uma geografia da autonomia: a experiência territorial zapatista em Chiapas, México" (Ed.  Humanitas).

*Para participar, é fundamental que os inscritos tenham acesso à internet e que estejam com o e-mail atualizado, pois o link para a participação será enviado para ele. Recomendado para maiores de 18 anos.