Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Inscrições abertas para o curso Som no Lab (Em Casa)

Foto: Fran Rokita
Foto: Fran Rokita

De 27/10 a 19/11, terças e quintas, das 10h às 12h, acontece o curso online e ao vivo de produção musical Som no Lab (Em Casa), com Craca Beat e e Maria Beraldo.

Nos últimos meses, para muita gente, o modo de fazer música, sem encontros presenciais, foi afetado. Pensando nisso, o curso Som no Lab tem o intuito de oferecer ferramentas de trabalho para gravações em casa, bem como ajudar músicos e produtores a repensar as possibilidades de como se produzir música. Para isso, Craca Beat abordará aspectos de gravação, edição e mixagem, dando conta de elementos técnicos da produção, e, junto à musicista Maria Beraldo, expõe possibilidades artísticas manipulando captações de som feitas pela própria Beraldo, com os recursos que possui em casa.

Essa atividade é uma edição não presencial do projeto “Som no Lab”, que ocorre no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Avenida Paulista, desde 2019, e propõe aos seus participantes uma imersão no campo da produção musical e audiovisual, abordando técnicas, ferramentas e outros recursos relacionados à gravação, mixagem, pós-produção e criação de materiais audiovisuais para que o participante tenha um primeiro contato real com o trabalho mais técnico com a música.

O projeto tem como um de seus principais pontos de partida a facilidade de acesso no que propõe, isto é, todas as ferramentas oferecidas são de acesso relativamente fácil e tudo que o participante aprender pode ser empregado posteriormente sem grandes dificuldades para o que ele tiver disponível.

INSCRIÇÕES

O curso é gratuito e indicado para músicos e produtores musicais, profissionais e amadores, a partir de 16 anos.

Para se inscrever, envie até 20/10, um e-mail para cursos@avenidapaulista.sescsp.org.br, informando nome completo, data de nascimento, cidade, estado, minibiografia (conte um pouco sobre sua vivência na música em até 5 linhas) e o motivo de você querer participar do curso.

A confirmação da inscrição será enviada por email até o dia 23/10, mediante análise de perfil.

* O envio das informações solicitadas para inscrição implica no consentimento de tratamento desses dados pelo Sesc, que o fará com fins exclusivos de análises e comunicações referentes ao relativo curso.
** Inscritos menores de idades (16 ou 17 anos) deverão, caso matriculados, apresentar autorização dos responsáveis.
*** Os dados dos inscritos não matriculados serão imediatamente descartados. Os dados dos matriculados serão descartados 30 dias após o término do curso.  


Craca / Foto: Nadja Kouchi


Craca Beat é o produtor musical e artista visual Felipe Julián, vencedor do Prêmio da Música Brasileira, do Prêmio Profissionais da Música e do Troféu Catavento pelo conjunto de sua obra. Com seus projetos musicais solo ou ao lado de parceiras como Dani Nega e Sandra-X, já se apresentou na Noruega, França, Bélgica, Inglaterra, República Tcheca, Alemanha, Argentina, Chile e Irlanda do Norte. Já recebeu em seu palco nomes como Bnegão, Luedji, Gog, Ilu Obá de Min, Juçara Marçal, Lurdez da Luz, dentre outres. Craca assina sete álbuns lançados, inúmeros clipes, vídeos e trilhas sonoras para cinema, teatro, dança e instalação.
 


Maria Beraldo | Foto: Daryan Dornelles
 

Maria Beraldo é compositora, produtora, cantora, clarinetista e guitarrista. Em 2018 lançou seu primeiro álbum solo CAVALA (selo RISCO), muito bem recebido pela crítica e público, e apresentou o show do disco nos principais teatros e festivais do Brasil e Portugal. Com esse trabalho foi indicada aos prêmios APCA, Multishow, Prêmio SIM SP e Woman's Music Event, no qual foi premiada como melhor instrumentista. Em 2019 foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro, pela direção musical e arranjos (com Mariá Portugal) da montagem brasileira de Lázarus, de David Bowie e Enda Walsh, dirigida por Felipe Hirsch. Vem se apresentando no Brasil, Europa, Japão e América do Sul com a Quartabê, Arrigo Barnabé e Bolerinho. Maria assina os arranjos de sopros de faixas do CD "Deus é Mulher" de Elza Soares, do qual participa também como instrumentista. É mestre em Música desde 2013 e Bacharel em Música Popular desde 2009 pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).