Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Ócio, Trabalho e Arte

Imagem: Pedro Andrada
Imagem: Pedro Andrada

O curso ao vivo e online, Ócio, Trabalho e Arte, com Pedro Andrada, acontece de 4/11 a 16/12, quartas, das 19h às 21h, pelo Microsoft Teams.

Ao longo dos últimos cem anos, inúmeros artistas e teóricos questionaram o que definiria especificamente o trabalho artístico. Seriam os resultados materiais, conceituais, performáticos ou o processo criativo em si mesmo? Como, ainda, deveria ser a atuação política de um artista diante da recente divisão social do trabalho: militância por direitos ou negação? Abandonar, reforçar ou reinventar sua identidade profissional?

O curso busca compreender de que formas as mudanças na estrutura produtiva deste período implicaram deslocamentos na prática artística e em seus regimes de circulação e produção. Em um primeiro momento, serão tratados, sobretudo, os movimentos vanguardistas do período entre guerras, chegando até as intensas revoltas populares e sociais que marcaram os anos 1960. Em seguida, será relacionado o trabalho pós-fordista, a partir dos anos 1970 até os dias atuais, a novas práticas artísticas. Como, em suma, o trabalho flexível, intermitente e conectivista implicou uma série de mudanças na produção artística, ao mesmo tempo em que se apropria dos discursos sobre autenticidade e criatividade, tão presentes no campo das artes visuais.

Pedro Andrada é artista visual e educador, formou-se em Ciências Sociais pela USP e Universidade do Minho (Portugal), em 2010, e em Artes Plásticas, igualmente na USP, em 2015. Em 2018, concluiu o mestrado em Poéticas Visuais pela mesma instituição. Também é técnico em Artes Gráficas (SENAI) desde 2003. Além da produção artística, atua como pesquisador na área de mediação e programas públicos em instituições de arte. Foi supervisor do educativo na 31ª Bienal de São Paulo e coordenou, entre 2016 e 2018, os programas de oficina, o ciclo de cinema e os encontros de mediac¸ão no Museu de Arte de São Paulo (MASP). Nos últimos anos, tem organizado cursos livres, instalações e oficinas em diferentes espaços da cidade.
 

Grátis. Vagas limitadas. A partir de 18 anos.
Inscrições de 23/10, a partir das 14h, até 30/10, aqui.