Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Conheça a exposição virtual Dramaturgias do Brincar

Em cena de episódio da mostra, crianças experimentam vida doméstica e relações familiares
Em cena de episódio da mostra, crianças experimentam vida doméstica e relações familiares

O brincar é um momento importante na vida de qualquer criança. Ele é tão importante, que é um direito previsto na Declaração Universal dos Direitos das Crianças! É um devir da criança, faz parte de sua essência e de sua forma de constituir-se enquanto indivíduo. Expressão do mundo interno, o brincar é vazão de criatividade, sendo esta a pulsão mais significativa do ser humano.

Extremamente potente em si mesmo, faz parte da formação integral de um indivíduo, tem valor afetivo, psíquico e intelectual. O brincar é edificante. É expressão de sonho e desejo, é um estado, uma lógica própria, ele é a invenção e a leitura do mundo ao mesmo tempo.

O conhecimento sobre si e o mundo ao seu redor, que é elaborado pelas crianças quando brincam, é o material e o tema da exposição virtual Dramaturgias do Brincar, em cartaz no Sesc Digital, criada e organizada pela educadora em atividades infantojuvenis Isabela Mota.

Foram criadas dramaturgias possíveis por meio da organização de imagens registradas em momentos de livre brincar do Programa Curumim do Sesc Interlagos ao longo de 2019 e 2020, pré-pandemia.

Em cinco vídeos, você encontra essas reflexões organizadas em diferentes blocos temáticos: Cenários, Processos, As Guerras, As Famílias e Desafios do Corpo, constituindo uma espécie de “espinha dorsal” da exposição digital, com edições e ilustrações de Aryani Marciano.
 

Como visitar? É fácil!
Clique aqui e visite a exposição Dramaturgias do Brincar, em cartaz no Sesc Digital.


Integram ainda a programação relacionada à exposição também bate-papos realizados ao vivo, nas redes sociais, refletindo sobre infâncias, educação, o livre brincar, os efeitos da pandemia para as crianças e famílias. Já foram tema de debate:

A mostra e o brincar espontâneo (dezembro/2020)
Educação e tecnologia (janeiro/2020)

Acompanhe os canais do Sesc Interlagos nas redes sociais para assistir às próximas programações, que acontecem ao longo de 2021.

facebook.com/SescInterlagos
instagram.com/SescInterlagos
youtube.com/SescInterlagos
sescsp.org.br/interlagos

• • •

Realizada pelo Sesc Interlagos, Dramaturgias do Brincar é uma exposição da educadora em atividades infantojuvenis Isabela Mota e faz parte de sua pesquisa de mestrado, com orientação de Giuliana Martins Simões, no Programa de Mestrado em Artes da Cena da Faculdade Célia Helena.