Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Conheça a exposição virtual Dramaturgias do Brincar

Em cena de episódio da mostra, crianças experimentam vida doméstica e relações familiares
Em cena de episódio da mostra, crianças experimentam vida doméstica e relações familiares

O brincar é um momento importante na vida de qualquer criança. Ele é tão importante, que é um direito previsto na Declaração Universal dos Direitos das Crianças! É um devir da criança, faz parte de sua essência e de sua forma de constituir-se enquanto indivíduo. Expressão do mundo interno, o brincar é vazão de criatividade, sendo esta a pulsão mais significativa do ser humano.

Extremamente potente em si mesmo, faz parte da formação integral de um indivíduo, tem valor afetivo, psíquico e intelectual. O brincar é edificante. É expressão de sonho e desejo, é um estado, uma lógica própria, ele é a invenção e a leitura do mundo ao mesmo tempo.

O conhecimento sobre si e o mundo ao seu redor, que é elaborado pelas crianças quando brincam, é o material e o tema da exposição virtual Dramaturgias do Brincar, em cartaz no Sesc Digital, criada e organizada pela educadora em atividades infantojuvenis Isabela Mota.

Foram criadas dramaturgias possíveis por meio da organização de imagens registradas em momentos de livre brincar do Programa Curumim do Sesc Interlagos ao longo de 2019 e 2020, pré-pandemia.

Em cinco vídeos, você encontra essas reflexões organizadas em diferentes blocos temáticos: Cenários, Processos, As Guerras, As Famílias e Desafios do Corpo, constituindo uma espécie de “espinha dorsal” da exposição digital, com edições e ilustrações de Aryani Marciano.
 

Como visitar? É fácil!
Clique aqui e visite a exposição Dramaturgias do Brincar, em cartaz no Sesc Digital.


Integram ainda a programação relacionada à exposição também bate-papos realizados ao vivo, nas redes sociais, refletindo sobre infâncias, educação, o livre brincar, os efeitos da pandemia para as crianças e famílias. Assista aqui aos debates:

A mostra e o brincar espontâneo (dezembro/2020)

com Ana Cristina Souza (pedagoga e assistente no Núcleo de Infâncias e Juventudes - Gerência de Estudos e Programas Sociais, no Sesc São Paulo), Isabela Mota (educadora de atividades infantojuvenis do Sesc Interlagos e idealizadora da mostra "Dramaturgias do Brincar"), Cinthia Sena de Moraes (ex-Curumim e mãe de Curumim) e mediação de Jusiléia Rocha (licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina, animadora sociocultural e supervisora de programação socioeducativa do Sesc Interlagos).

Educação e tecnologia (janeiro/2020)

com Carlos Lima (professor da rede municipal de ensino de São Paulo e coordenador do núcleo de Educomunicação há 15 anos. Radialista, especialista em educomunicação e bacharel em Letras), Helena Feitoza (educadora do programa Curumim no Sesc Interlagos, licenciada em Ciências Sociais e História), Márcia Helena da Silva (tecnóloga em Marketing e orientadora de público no Sesc Pinheiros, é mãe de Yan, 10 anos, participante do Programa Curumim no Sesc Interlagos, filho único e super animado) e mediação de Marina Lopes (educadora de atividades infantojuvenis no Sesc Interlagos, é bacharel em comunicação social e estudante de pedagogia).

O brincar na natureza (abril/2021)

com Rose Mara Kielela (bacharel em dança e pesquisadora em estética, estudos artísticos e psicomotricidade), Felipe Pasqua (o educador de atividades infanto-juvenis no Sesc Belenzinho), Mônica Ricobom de Almeida (educadora no Sesc Interlagos e mãe de Curumim), e mediação de Liliane Barbosa (educadora e técnica de programação no Sesc Interlagos).

O olhar do educador (abril/2021)

com Soraia Chung Saura (professora na Escola de Educação Física e Esporte da USP, estuda o brincar livre, os jogos, manifestações e gestos de comunidades tradicionais, o lazer e outros modos de viver a corporeidade em consonância com uma perspectiva decolonial e de ecologia dos saberes), Jerusa Machado Gomes (mulher negra formada em Educação Física e pós-graduada em Nutrição e em Infância, Educação e Desenvolvimento), Renata de Paula e Robson Oliveira Geraldo (parte da família Curumim e Juventudes com filhas e sobrinha que participam destes programas na unidade, é graduanda em Pedagogia e trabalha como auxiliar administrativa no Sesc Interlagos) e mediação de Marina Lopes Ferreira (bacharel em Comunicação Social pela Universidade Mackenzie, graduanda em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho e educadora de atividades infantojuvenis do Sesc Interlagos).

Arte e territórios: dramaturgias possíveis (maio/2021)

com Bruna Paiva (educadora e artista multilinguagem), Giuliana Simões (professora do Mestrado Profissional em Artes da Cena, da Escola Superior de Artes Celia Helena), Regina Lima (psicóloga, mãe, avó e amante das relações interpessoais), e apresentação e mediação de Isabela Mota (artista idealizadora da exposição Dramaturgias do Brincar e educadora do Programa Curumim).

Acompanhe os canais do Sesc Interlagos nas redes sociais para ficar por dentro da nossa grade virtual de programação:

facebook.com/SescInterlagos
instagram.com/SescInterlagos
youtube.com/SescInterlagos
sescsp.org.br/interlagos

• • •

Realizada pelo Sesc Interlagos, Dramaturgias do Brincar é uma exposição da educadora em atividades infantojuvenis Isabela Mota e faz parte de sua pesquisa de mestrado, com orientação de Giuliana Martins Simões, no Programa de Mestrado em Artes da Cena da Faculdade Célia Helena.