Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Carta ao leitor

No Brasil, a cultura da cana-de-açúcar é uma importante fonte de renda desde o início do século 16. Ao longo do tempo, essa lavoura passou por altos e baixos, mas hoje volta a estar em evidência, tanto pela decisão da OMC de considerar ilegais as exportações de açúcar da União Européia, devido aos subsídios à produção, quanto pelas circunstâncias do mundo atual, que fazem o álcool combustível, menos poluente que a gasolina, ir ao encontro das exigências do Protocolo de Kyoto relativas à redução das emissões de gases de efeito estufa. A reportagem de capa mostra, no entanto, que se por um lado os produtores e usineiros só têm motivos de comemoração, por outro, milhares de trabalhadores empregados no corte da cana continuam a ser explorados e a enfrentar a insegurança e o descaso.

O comportamento do mercado interno é outro tema desta edição. Impulsionado pelo aumento do nível de emprego e da renda média das famílias e pela expansão do crédito, entre outros fatores, o comércio fechará o ano de 2005 com bom desempenho. Praticamente todos os setores, de alimentos a artigos importados e automóveis, registraram crescimento de vendas.

O circo, que por gerações fez a alegria de adultos e crianças, já não é mais o mesmo. Hoje tem dificuldade até de encontrar espaço para erguer sua lona. E os animais, que tanto encantavam a gurizada, agora são motivo de polêmica e correm o risco de ser banidos dos espetáculos. Esse assunto também é discutido nestas páginas, que trazem ainda um pouco da vida e da obra de Nelson Rodrigues, autor de textos densos, que dividiam opiniões, mas que tiveram o mérito inegável de transpor para o palco os grandes arquétipos da humanidade.

Abram Szajman
Presidente da Federação e Centro do Comércio do Estado de São Paulo
e dos Conselhos Regionais do Sesc e do Senac