Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc em Obras: Sacilotto

Linha de produtos com imagens de obras do artista Luiz Sacilotto chega às Lojas Sesc das unidades

"Gosto de quando a pessoa vem olhar o quadro, vê uma coisa e, de repente, vê outra. É uma provocação."
Em 1995, quando Luiz Sacilotto deu esta declaração à Folha de SP, já acumulava anos de provocações artísticas.

Filho de imigrantes italianos, nascido e criado em Santo André, no ABC Paulista, trabalhou durante anos como desenhista técnico, programando cartões Hollerith e projetando esquadrias para produção industrial. Esta experiência lhe apresentou algumas das matérias-primas com que viria a produzir seus trabalhos: madeira, alumínio, esmalte, ferro e latão. Foi responsável por introduzir o movimento concretista no Brasil. Participou de seis Bienais de São Paulo (entre 1951 e 1967), integrou o extinto Grupo Ruptura ao lado de nomes como Waldemar Cordeiro e Geraldo de Barros, produziu desenhos, esculturas, pinturas e gravuras. Gostava de gente. Ficava emocionado com as crianças que visitavam seu ateliê e adorava falar da ocasião em que suas obras foram reproduzidas em relevo para que portadores de deficiência visual pudessem apreciá-las, com as mãos.

Sacilotto faleceu em 2003, próximo de completar 79 anos, mas suas provocações permanecem vivas no Sesc em São Paulo.  Em 2013, na ocasião da abertura da exposição Audácia Concreta no Sesc Santo André,  foi lançada a série Sacilotto, que integra a linha "Sesc em Obras" com itens como camisetas, bolsas, canecas, cadernetas e lápis, todos inspirados nas obras do artista, para compor a mostra com curadoria de Fernanda Lopes e Rodrigo Silva e participação de Valter Sacilotto, filho e guardião do acervo do artista. É no Sesc Santo André também que se encontra uma das obras que Sacilotto deixou na cidade onde viveu, assinada especialmente para a inauguração da unidade, em 2002.

Você encontra a linha de produtos nas Lojas Sesc das unidades Santo André, Interlagos, Osasco e Bertioga.
Consulte a disponibilidade de estoque. Alguns produtos foram desenvolvidos como séries limitadas e podem estar esgotados.

Sacilotto no Sesc Santo André | Foto: Mario Miranda Filho

 

 

Fotos relacionadas