Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

De malas prontas

José Simão e Marco Antônio em seus treinos semanais na pista de corrida e caminhada do Sesc Thermas
José Simão e Marco Antônio em seus treinos semanais na pista de corrida e caminhada do Sesc Thermas

Integrantes do Clube da Corrida do Sesc Thermas de Presidente Prudente se preparam para a Maratona de Nova York, e, antes do desafio de 42 km, eles treinam nos 10 km da Corrida Move Brasil

Das pistas de caminhada do Sesc Thermas de Presidente Prudente para o mundo. José Simão da Costa, 66 anos, e Marco Antonio Passos, 48 anos, que integram o Clube da Corrida da unidade, vão participar da Maratona de Nova York 2014, nos Estados Unidos, prevista para 2 de novembro.

O evento se caracteriza por ser uma corrida de 42 km realizada através de cinco bairros de Nova York. Considerada uma das maiores do mundo, com mais de 40 mil participantes a cada edição, está entre as mais proeminentes corridas anuais americanas, junto com as maratonas de Boston e de Chicago.

Como parte da preparação para este desafio, José Simão e Marco participam da etapa de Presidente Prudente do Circuito Sesc de Corridas, na prova de 10 km. A corrida, que ocorre dia 28 de setembro no Parque do Povo, um dos principais cartões postais da cidade, também tem a opção de 5 km, além da caminhada, e encerra uma série de atividades da Semana Move 2014. Se quiser se inscrever, é só clicar aqui.

Para chegarem prontos em NY, eles ainda fazem treinamentos de duas a três vezes na semana mais atividades no Sesc Thermas, como o Clube da Corrida e Ginástica Multifuncional.

O Clube da Corrida busca a valorização e promoção do caminhar e do correr para pessoas a partir de 16 anos, incentivando a autonomia, o prazer e a melhoria da qualidade de vida. Já a Ginástica Multifuncional realiza um trabalho individual integrado das ginásticas com e sem aparelho, com o objetivo de desenvolver a capacidade funcional, as habilidades físicas e a autonomia nas atividades do dia-a-dia.

O instrutor de atividades da Ginastica Multifuncional, Daniel Machado Yonashiro, explica que os exercícios propostos no programa GMF promovem um maior repertório motor no indivíduo, melhorando a efetividade nas tarefas, seja na rotina simples ou algo mais específico como uma corrida de rua e completa.

“Uma das bases da GMF é a busca pelo conhecimento corporal e autonomia do indivíduo em se apropriar de determinadas práticas. A maratona é uma prova extenuante, todavia com dedicação, empenho e conhecendo seus limites, é algo acessível. Trata-se de um desafio físico e mental”, detalha Daniel.

Para reforçar sua preparação, José Simão também faz semanalmente hidroginástica no Sesc, o que o ajuda na melhora da resistência cardiorrespiratória e muscular.

A idade não é desculpa para ninguém deixar de fazer coisas novas e de se dedicar a um esporte. Com 66 anos, José Simão conta que, buscando qualidade de vida e saúde, iniciou a prática da caminhada, mas sentiu que aquilo não era suficiente e passou a correr. De malas prontas para o exterior pela segunda vez, ele espera viver hábitos e culturas diferentes, além da expectativa de concluir os 42 km de corrida.

“Nós vamos fazer um aquecimento de cinco quilômetros um dia antes para estarmos com pique no dia da prova. Eu vou mais pelo prazer. Só de estar no meio da galera ali para mim já é vitória. Isso é o legal, participar e fazer todo o circuito. São 40 mil atletas. É muita gente!”, afirma José Simão, sem esconder a animação de estar participando pela primeira vez da Maratona de Nova York.

Marco já participou de várias maratonas e também já está no clima de Nova York. “Correr 42 quilômetros será a primeira vez. Eu corri duas de 21 e fiquei impressionado que cheguei bem, então eu acredito que posso terminar essa e me sentir vitorioso”, prevê.

Além da maratona, os dois pretendem passear na cidade americana durante uma semana, visitando lugares turísticos e curtindo o frio norte-americano. 


:: Leia mais sobre a Semana Move Brasil 2014

 

Outras programações