Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Enduro a Pé na Semana Move Brasil

A Semana Move Brasil começa no dia 21, mas para os participantes do ‘Enduro a Pé’ o esquenta é um dia antes!

Assim como você não precisa esperar a segunda-feira para começar sua atividade física, quem participa da Semana Move Brasil não precisa esperar o dia 21 para mexer o esqueleto. Vai rolar um esquenta, o Enduro a Pé, que integrará participantes de diversas unidades do Sesc, percorrendo vários cantos de São Paulo apenas caminhando. Como o percurso é longo, eles também usarão o transporte público, mas sempre com espírito de equipe.

No enduro o percurso é pré-determinado e o tempo é específico. Cada equipe vai receber planilhas que indicam velocidade média, distância e referências visuais, além de observações quando necessárias. O esquenta será dia 20 com largada no Sesc Osasco às 9h, e de lá os participantes vão botar o pé na estrada por alguns trechos da cidade utilizando também as linhas de metrô e trem. Além disso, quem não conhece outras unidades do Sesc terá a oportunidade de visitá-las, passando pelo Sesc Campo Limpo, Sesc Santo Amaro e por fim chegando ao Sesc Interlagos.

Antes que você se assuste com o grande percurso traçado, acredite: o enduro é um esporte idealizado para abranger inclusive participantes sem preparo físico especial. Isso porque as provas competitivas são divididas em categorias, cada uma com um percurso e com dificuldades distintas. Trata-se de uma competição em que não é importante ser o mais rápido, mas sim seguir o percurso e o tempo certinho, pois cada segundo atrasado faz a equipe perder 1 ponto, mas cada segundo adiantado corresponde a 2 pontos perdidos. Então a equipe vencedora será aquela que cumprir a prova mais fielmente possível, evitando perder pontos.

E quem não vai querer guardar uma lembrança dessa experiência? Por isso o evento contará com uma prova especial fotográfica, para que os participantes retratem a participação da equipe e toda a dinâmica durante o trajeto nas ruas, nos trens, metrôs e nos ambientes das unidades do Sesc, traduzindo em fotos a mobilidade e a interatividade com a cidade de São Paulo por meio do Enduro a Pé. E o melhor de tudo: não é necessário ter uma câmera profissional para registrar esses momentos, cada um poderá utilizar a própria câmera ou celular.

A largada será cedinho, então descanse, faça um lanche leve, coloque uma roupa confortável, não esqueça o protetor solar e programe-se para chegar tranquilamente para a prova. E não esqueça de levar a criatividade e a alegria, porque não faltará oportunidade para usá-las durante o percurso.

Além do Enduro a Pé as unidades do Sesc em São Paulo terão uma semana com inúmeras atividades para você deixar o sedentarismo de lado e melhorar sua qualidade de vida. Experimente uma das atividades, você pode encontrar o esporte ou prática corporal ideal para encaixar na sua rotina. Confira a programação aqui.