Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Bloco de notas

14bloco354.jpg (10467 bytes)

Aprendizado divertido – Um lançamento da Editora Ática mostra que para adquirir conhecimento não é preciso abrir mão do prazer. O livro Jovens Brasileiros – Uma Aventura Literária em 10 Momentos da Nossa História (128 páginas), que integra a coleção "Que Mundo É Esse?", reúne dez contos que abrangem um período que vai do pré-descobrimento aos anos JK. Com irreverência e bom humor, os autores Ivan Jaf, Maria Odette Simão Brancatelli e Vera Lúcia Vilhena de Toledo oferecem informações valiosas através de episódios vividos por jovens de diferentes épocas. Por intermédio dos personagens, o leitor toma contato com costumes indígenas de antes da chegada dos portugueses, a vida num engenho de açúcar, as dificuldades na São Paulo dos bandeirantes, tramas ambientadas no Rio de Janeiro de dom João VI, etc., até a efervescência da então nova capital do país, Brasília.
Além de entreter, o livro estabelece comparações críticas com o presente e traz citações literárias, legendas explicativas, boxes com contextualização histórica, fotos e ilustrações que permitem uma melhor compreensão da época em questão, além de indicações de fontes de consulta, como filmes, sites e museus.

Aventura do conhecimento – Agora será possível compreender as grandes descobertas científicas sem ser um especialista no assunto. A coleção "Imortais da Ciência", coordenada pelo físico Marcelo Gleiser e lançada pela Odysseus Editora, é composta de 18 volumes e foi escrita por cientistas brasileiros de renome em linguagem acessível e atrativa para fazer o leitor "viajar" à época de Platão, Aristóteles, Charles Darwin, Osvaldo Cruz, dentre outros, e entender o que eles viam e como pensavam.

Ingresso ao mundo digital – Em breve, os brasileiros estarão navegando gratuitamente pela Internet, através de 5.690 terminais públicos instalados nas agências dos Correios, onde cada pessoa poderá também fazer o cadastramento de um endereço eletrônico permanente, sem nenhum custo. Os usuários terão dez minutos para acessar o site dos Correios do Brasil e o Portal Rede Governo, assim como sites patrocinados por parceiros conveniados com os Correios. A navegação por outros sites e serviços de impressão de páginas e transferência de arquivos serão tarifados, com o pagamento feito por meio de um smart card – cartão onde serão armazenados os créditos adquiridos pelos clientes nas agências.
Para os portadores de deficiência visual, está prevista a instalação de 250 terminais com teclado e sinalização em braile, fone de ouvido e software específico para esse tipo de utilização. Outros 250 terminais serão adaptados ao uso de portadores de deficiência locomotora.