Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O serviço social na formação esportiva infanto-juvenil

O Sesc São Paulo em parceria com o CBCISS - Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio em Serviços Sociais, realiza nos dias 9, 11, 16 e 18 de setembro, o 5º Seminário Nacional Serviço Social no Mundo do Futebol.

Neste ano, por conta das orientações de distanciamento físico social, devido a COVID-19, o seminário tem sua primeira edição virtual, com transmissão ao vivo pelo Facebook do Sesc Interlagos. Trazendo como tema principal O Serviço Social na defesa dos direitos humanos na formação esportiva infanto-juvenil, propõe reflexões sobre violações dos direitos existentes no cenário do futebol, buscando estratégias para seu enfrentamento.

Os encontros reúnem profissionais das áreas de serviço social, educação física, direito, jornalismo e educação como: João Batista da Costa Saraiva, Gabriela Moreira, Silvana Trevisan, Breiller Pires, Megg Rayara Gomes de Oliveira, Marcelo Carvalho, entre outros que compartilham suas experiências voltadas às infâncias e juventudes, especialmente no futebol, visando à construção de um saber coletivo.

Além disso, o seminário abre espaço para assuntos referentes à direção social do trabalho profissional da/o assistente social no esporte para que se mantenham permanentemente vigilantes em seus posicionamentos éticos e políticos, de modo a transformá-los em ações que enfrentem as diversas manifestações de violência na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Os encontros abordam temas que permeiam o mundo do futebol, como racismo estrutural, direito à educação, abuso sexual, redes de proteção, entre outros. O intuito é evidenciar a criança e o adolescente como sujeitos de direitos, destinatários de prioridade, respeitando sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, portanto, não podem sofrer nenhum tipo de negligência, de discriminação, de exploração e de violência.

A participação é gratuita e aberta para o público interessado. Basta acessar a página do Facebook do Sesc Interlagos, nos dias 9, 11, 16 e 18 de setembro, quartas e sextas-feiras. No dia 9, tem seu início às 15h, nas demais datas, a partir das 15h30.

Neste cordel do Sertão Perifa, você conhece mais sobre o tema deste ano e o histórico do seminário.

 

Acompanhe a programação

Dia 09.09

15h - Abertura

Com Danilo Santos de Miranda - diretor do Sesc São Paulo / Ilda Lopes Rodrigues da Silva - presidente do Centro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais - CBCISS / Ricardo de Oliveira Teixeira Barros - assistente social do Depto. de Futebol de Base do Santos Futebol Clube, representante da Comissão Organizadora do Seminário.

15h30 - Infâncias e Juventudes: comunicar e assegurar direitos

Com João Batista da Costa Saraiva - advogado, consultor na área de Direitos da Criança e do Adolescente e atual diretor presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Criança - IBDCria/ABMP / Gabriela Moreira - repórter nos canais do Grupo Globo. Mediador: Júlio Cesar Pereira Junior - assistente da Gerência de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo.

 

Dia 11.09

15h30 - Abuso sexual e rede de proteção numa perspectiva interdisciplinar

Com Silvana Trevisan - assistente social do Sindicato dos Atletas de São Paulo / Breiller Pires - comentarista dos canais ESPN e repórter da sucursal brasileira do jornal El País / Claudia Regina Lovato Franco - procuradora do trabalho do MPT/SP, 2ª vice-coordenadora da Coordenadoria de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção do Trabalho do Adolescente da PRT/ 2ª Região. Mediadora: Natalia Caetano da Silva - socióloga e supervisora do Núcleo Socioeducativo no Sesc Santo André.

 

Dia 16.09

15h30 - Direito à educação: cidadania e formação integral para crianças e adolescentes no esporte

Com Regiane Cristina Ferreira - assistente social no Sport Club Corinthians Paulista / Ricardo Antônio Torrado de Carvalho - gestor de projetos esportivos e educacionais / Megg Rayara Gomes de Oliveira - professora adjunta no Setor de Educação e professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação na UFPR. Mediador: Rafael Antônio Ghirardello - bacharel em Comunicação das Artes do Corpo - Teatro e Dança pela PUC/SP e educador do Programa Juventudes no Sesc Bom Retiro. 

 

Dia 18.09

15h30 - O racismo estrutural no esporte e a luta antirracista

Com Bárbara Santos Parra - assistente social da Sociedade Esportiva Palmeiras / Marcelo Carvalho - idealizador e diretor executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol / Daniela Alves - ex atleta de futebol, defendeu a Seleção Brasileira dos 15 aos 24 anos (1999 - 2008), conquistou 2 Pratas Olímpicas, 1 Prata no Mundial e 1 Ouro no Pan-Rio. Mediador: José Evaristo Silvério Netto – mestre em Educação Física – UEL/Londrina, monitor de esportes do Sesc 24 de Maio e estudioso dos temas: corporeidade, identidades e subjetividade; colonialidade e racismo; esporte e sociedade.

17h - Encerramento 

Com o grupo Sertãoperifa, voltado à valorização da cultura popular nordestina e sertaneja presentes nas periferias de São Paulo.

Outras programações