Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Mostra Tiradentes | SP chega na plataforma do Sesc Digital com muitos títulos inéditos

8ª MOSTRA TIRADENTES | SP exibe 47 filmes da produção cinematográfica brasileira contemporânea entre títulos inéditos e com foco nas produções paulistas

 

 

A Mostra Tiradentes | SP chega à sua 8ª edição, de 1º a 7 de outubro, em formato digital e totalmente gratuita, graças à continuidade da parceria entre a Universo Produção e o Sesc São Paulo. Em sete dias de programação, o público vai poder assistir 47 filmes (13 longas e 34 curtas), oito bate-papos com realizadores, dois debates e uma performance audiovisual de abertura. A programação completa com datas, horários e períodos em que os filmes ficam disponíveis para exibição pode ser conferida e acessada pelos sites sescsp.org.br/mostratiradentes e mostratiradentessp.com.br

A Imaginação como Potência é a temática que norteia esta edição do evento proposta pelo curador Francis Vogner dos Reis, com o intuito de propor novas maneiras de ver, produzir e se relacionar com as imagens. Em cartaz, todos os filmes vencedores da 23ª Mostra Tiradentes, realizada de forma presencial em janeiro na cidade mineira, além de outros destaques exibidos na edição mineira, como os títulos que integraram a Mostra Aurora e a Mostra Foco – seções competitivas do evento –, além de filmes selecionados especialmente para esta edição online.

"A oitava edição da Mostra Tiradentes paulista apresenta um recorte que busca refletir sobre a força da imaginação como veículo de transformação em tempos sombrios, corroborada pela pulsante diversidade do cinema brasileiro contemporâneo, mesmo diante de um cenário de controvérsias e indefinições", destaca o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

 

ABERTURA | HOMENAGEM + DEBATE INAUGURAL + FILME DE ABERTURA

A intensa e diversificada programação tem início no dia 1º de outubro na plataforma de streaming do Sesc Digital. A abertura oficial, a ser transmitida no Youtube do CineSesc, terá uma performance audiovisual que apresentará a temática central, além de homenagem ao coletivo Filmes do Caixote, uma das mais notórias experiências de coletivo de cinema em São Paulo, responsável por filmes como "Trabalhar Cansa" e "Sinfonia da Necrópole". O debate inaugural com os cineastas do coletivo vai abordar a trajetória e a filmografia do grupo.

A programação da abertura se completa, após o debate no YouTube, na plataforma de streaming do Sesc Digital com a pré-estreia do filme "Canto dos Ossos" (CE/RJ), de Jorge Polo e Petrus de Bairros. O longa foi eleito Melhor Filme da Mostra Aurora pelo Júri Oficial da Mostra Tiradentes. Após o filme, será exibido um bate-papo com a equipe do longa.

 

MOSTRA HOMENAGEM | COLETIVO FILMES DO CAIXOTE

A Mostra Homenagem exibe os longas "Trabalhar Cansa" (2011), de Juliana Rojas e Marco Dutra, e "O que se move" (2012), de Caetano Gotardo; e 15 curtas-metragens que marcaram a trajetória do coletivo, como "Desculpa, Dona Madama" (2013), único filme dirigido por todos integrantes, e "A Bela P..." (2008), de João Marcos de Almeida.

 

MOSTRA AURORA

Dedicada à exibição de trabalhos de diretores em início de carreira, com até três longas realizados, a Mostra Aurora é a seção mais prestigiada e aguardada da Mostra Tiradentes. O recorte reúne filmes inéditos de diretoras e diretores de quatro estados – Ceará, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal -, mantendo o seu olhar para a produção independente das mais variadas regiões do país.

Oito filmes integram a seleção: “Cabeça de Nêgo” (CE), de Déo Cardoso; “Cadê Edson?” (DF), de Dácia Ibiapina; “Mascarados” (GO), de Marcela Borela e Henrique Borela; “Pão e Gente” (SP), de Renan Rovida; “Ontem Havia Coisas Estranhas no Céu” (SP), de Bruno Risas; “Canto dos Ossos” (CE), de Jorge Polo e Petrus de Bairros; “Natureza Morta” (MG), de Clarissa Ramalho; e “Sequizágua” (MG), de Maurício Rezende.

 

MOSTRA FOCO

O curta-metragem sempre teve um tratamento especial na programação, sendo a Mostra Foco um dos recortes mais aguardados. Ao todo, dez filmes de seis estados integram a seleção: “A Barca” (AL), de Nilton Resende; “Aos Cuidados Dela”(SP),de Marcos Yoshi; “Calmaria”(MG), de Catapreta; “Cinema Contemporâneo” (PE), de Felipe André Silva; “Estamos Todos na Sarjeta, Mas Alguns de Nós Olham as Estrelas” (SP), de João Marcos de Almeida e Sergio Silva; “Mansão do Amor” (PE), de Renata Pinheiro; “Minha História é Outra” (RJ), de Mariana Campos; “Perifericu”(SP), de NayMendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira, curta vencedor do Prêmio Canal Brasil; “Rancho da Goiabada” (SP), de Guilherme Martins e “Egum” (RJ), de Yuri Costa, curta-metragem vencedor do Júri Oficial.

 

MOSTRA PAULISTA

A participação de filmes produzidos em São Paulo é destaque na programação da Mostra Tiradentes | SP: dos 47 filmes exibidos, 29 são paulistas, incluindo títulos selecionados especialmente para a edição paulista do evento.

A Mostra Paulista coloca em destaque estas realizações, reunindo o longa "Três Bailarinas", de Leonel Costa, convidado especialmente para a 8ª Mostra Tiradentes | SP; e os curtas "Bonde", do Coletivo Gleba de Pêssego, "Carne", de Camila Kater, "Entre Nós e o Mundo", de Fábio Rodrigo, e "Mona", de Luíza Zaidan e Thiago Schindler.

 

MOSTRA A IMAGINAÇÃO COMO POTÊNCIA

Destacando a temática desta edição, a Mostra Tiradentes | SP apresenta a Mostra A Imaginação Como Potência, reunindo dois longas e cinco curtas-metragens. Ela reúne os longas "Até o Fim" (BA), de Ary Rosa e Glenda Nicácio, eleito melhor longa pelo Júri Popular, e “Yãmi~yhex: As Mulheres-Espírito” (MG), documentário de Sueli Maxakali e Isael Maxacali, filme vencedor do Prêmio Carlos Reichenbach – melhor longa da Mostra Olhos Livres, eleito pelo Júri Jovem. E cinco curtas: "A Parteira" (RN), de Catarina Doolan, eleito melhor curta da 23ª Mostra Tiradentes pelo Júri Popular, “A Felicidade Delas” (SP), de Carol Rodrigues; “Pattaki” (SE), de Everlane Moraes; “O Verbo se Fez Carne” (PE), de ZielKarapotó; e “Inabitáveis” (ES), de Anderson Bardot.

 

MOSTRA TIRADENTES | SP

1º A 7 DE OUTUBRO DE 2020 | ONLINE E GRATUITA

Atenção: Confira o período que ficará disponível cada filme na plataforma do Sesc Digital, pois alguns deles ficam disponíveis apenas por 48 ou 72 horas.

Para assistir aos filmes acesse sescsp.org.br/mostratiradentes

Confira a programação completa no site mostratiradentessp.com.br