Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc Pompeia, em parceria com a Associação Eternamente SOU, promove 4º Seminário Velhices LGBT

Nos dias 12 e 13 de agosto de 2021, das 14h às 17h30, o Sesc Pompeia, em parceria com a Associação Eternamente SOU, promove o IV Seminário Velhices LGBT. Com o tema “Nossos tempos e as questões de gênero, saúde e sexualidade”, o evento online é transmitido pelo YouTube do Sesc Pompeia e da Eternamente SOU.

O evento reúne importantes nomes para debater o assunto, trazendo luz às questões relacionadas ao envelhecimento e refletindo sobre a realidade desafiadora da comunidade LGBT, que, além de conviver com os estereótipos e preconceitos da velhice, acumula a violência e invisibilidade que marcam suas existências. As inscrições podem ser realizadas em inscricoes.sescsp.org.br.

Clique neste link ou na imagem abaixo e confira o material com a programação e os artigos completos.

Entre os convidados, o seminário recebe autoridades, artistas e influenciadores que, em mesas de debate virtuais, a maioria delas protagonizadas por pessoas idosas LGBT, contam suas histórias de resistência e luta contra o preconceito e a violência. O escritor João Silvério Trevisan e o professor Carlos Eduardo Henning abrem as primeiras mesas, no dia 12 de agosto, abordando a questão do tempo e suas subjetividades.

As mesas do primeiro dia seguem com Letícia Lanz, psicanalista especialista em gênero e sexualidade pela UERJ; Guilherme Almeida, doutor em saúde coletiva pelo IMS/UERJ; e Milton Crenitte, geriatra do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (USP).

 

 

No dia seguinte, 13 de agosto, o tema gênero é discutido por Barbara Silva e Liliane Rocha, CEO e Fundadora da Gestão Kairós. Ale Mugica, doutora em saúde coletiva pela Universidad Autónoma de Bucaramanga, na Colômbia (UNAB), discute sobre o que se entende por cada uma dessas categorias: gênero, sexualidade e envelhecimento.

O tema “Libido, tesão e opressão” é apresentado por Luís Baron, vice-presidente da Associação Eternamente SOU e criador do canal @topassado_, que discute sobre as questões das velhices LGBT. Para encerrar o ciclo de palestras, Marina Aguiar, assistente social com experiência profissional em cuidados paliativos, aborda a questão das sensualidades e vulnerabilidades durante a velhice. Para fechar, João Doescher, coordenador de programação do Sesc Registro, discute o tema da sexualidade e diversidade intergeracional.

 

O evento contará também com participação da Tchaka – Rainha das Festas, drag queen que conduzirá as atividades do dia com humor, contextualizando e contribuindo com as reflexões provocadas ao longo do evento.

Sobre a Associação Eternamente SOU

A Organização não Governamental Eternamente SOU iniciou seus trabalhos em 2017 por meio de um coletivo de profissionais mobilizados pela necessidade da implantação de serviços e projetos voltados ao atendimento psicossocial a pessoas LGBT60+. Considerando o preconceito, intolerância e a invisibilidade sofrida por esse público, buscaram desenvolver um trabalho integrado na rede socioassistencial do município de São Paulo, de modo a favorecer a inclusão social e protagonismo, proporcionando uma velhice digna e ativa.

 

Programação IV Seminário de Velhices LGBT

++ O Seminário Velhices LGBT faz parte do TSI - Trabalho Social com o Idoso, do Sesc São Paulo, programa que tem acompanhado as mudanças históricas e sociais do país há mais de 50 anos, ampliando as reflexões sobre o processo de envelhecimento e incentivando o protagonismo social e político do idoso. Para saber mais sobre o Trabalho Social com Idosos, acesse bit.ly/tsi-sesc