Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Audiotour ficcional: à margem do rio

Participante segue as orientações da narrativa através de um aparelho MP3
Participante segue as orientações da narrativa através de um aparelho MP3

Até 1/nov, atividade do Sesc Piracicaba une aspectos históricos e ficcionais de importante região da cidade de Piracicaba, resultando numa experiência única e emocionante

Até a sexta feira 01 de novembro, os piracicabanos e o público em geral terão a oportunidade de conhecer de forma diferente e ousada uma importante região da cidade: A Rua do Porto. Banhado pelas águas do Rio de Piracicaba e símbolo maior da cidade, o endereço é referência para os habitantes. Caminhando calmamente pela região, o audioturista é guiado por um arquivo de áudio disponibilizado num aparelho reprodutor de MP3. As coordenadas são precisas – “ao chegar à calçada, dobre à direita”, “continue descendo por este caminho seguindo a mureta” – e, mescladas com a estória de ficção e a história real da cidade, resultam numa experiência inovadora, despertando o olhar para detalhes que geralmente passam despercebidos pelos transeuntes.

Em cartaz na unidade desde setembro, a atividade foi criada pelo grupo BiNeural-MonoKultur (Argentina/Alemanha), cujos diretores Ariel Dávila e Christina Ruf passaram cerca de um mês em Piracicaba durante a fase de pesquisa e investigação. Neste período, caminharam pela Rua do Porto, pesquisaram livros, jornais e internet, acompanharam shows e celebrações religiosas, conversaram com músicos, atores, moradores, tudo com a intenção de conhecer a história da cidade, inclusive as lendas urbanas e os causos de pescadores, alguns incorporados no roteiro da intervenção.

Para Ariel, um diferencial do audiotour ficcional de Piracicaba com relação aos anteriores realizados pelo grupo em outras cidades é a diversidade de elementos e materiais sobre a Rua do Porto disponíveis para de utilização no roteiro. “Não precisamos inventar muito”, diz ele, ressaltando que, apesar do roteiro ser fictício, o local forneceu várias histórias para a intervenção.

Em aproximadamente uma hora de percurso, com início e término no Sesc Piracicaba, o audioturista percorre alguns dos marcos mais importantes do município. A Rua do Porto é considerada berço da cidade e seus arredores guardam inúmeras referências históricas, como engenhos, fábricas de tecido, olarias, imóveis antigos; e naturais como o Rio de Piracicaba, personagem central da história da cidade e do audiotour.

Christina faz coro ao colega de trabalho: “aqui em Piracicaba, se fossemos querer incorporar no roteiro todos os lugares interessantes da região da Rua do Porto, o audiotour certamente duraria umas três horas”, reforçando que o mais difícil do trabalho foi justamente definir o que entrava e o que ficava de fora da atividade. Ela ainda explica a intenção do projeto: “Por dia, milhões de pedestres transitam pelas ruas das cidades, cegos pelos seus próprios cotidianos. Edifícios, detalhes das cidades, pontos históricos, intervenções gráficas e até outros habitantes que dividem o mesmo espaço urbano são ignorados pelas pessoas. Com o audiotour, esperamos superar esta espécie de cegueira coletiva”.

A variada quantidade de referência contribui de forma direta para que a atividade apele diretamente para a memória do piracicabano. Pelos depoimentos dos audioturistas, é possível inferir que o objetivo do grupo, expressado nas palavras acima de Christina, é atingido com sucesso. As pessoas retornam ao Sesc emocionadas e impressionadas com tantos detalhes da cidade que passam desapercebidos no dia-a-dia.

A intervenção surpreende até quem se considera conhecedor da história de Piracicaba. “Muito original e instrutivo. Um novo olhar sobre tudo aquilo já tão bem conhecido”, diz o professor Valter após a caminhada. Para Karen Consolmagno Mezzacappa a experiência foi emocionante: “Sou filha de piracicabanos, mas nunca vivi aqui, ainda assim me emocionei muito com esta experiência. Muitas coisas eu nunca tinha visto e as lendas nunca tinha ouvido. As partes de histórias de pescador me lembraram muito de meu avô”.

O Audiotour Ficcional: À Margem do Rio é uma oportunidade única de aprender mais sobre a história de Piracicaba e reeducar o olhar e, mais do que isso, é uma caminhada por um universo familiar por meio de uma linguagem diferente e inusitada.

FICHA TÉCNICA
Conceito, roteiro e direção: Ariel Dávila e Christina Ruf (BiNeural-MonoKultur)
Tradução: Alessandro Atanes
Design sonoro e música original: Guillermo Ceballos
Elenco (vozes): Antônio Chapéu e Gabriela Giannetti
Participação especial: Moacir Siqueira com o duo Gustavo e Gabriel
Pesquisa: Ariel Dávila, Christina Ruf e Gabriela Giannetti
Produção: Felipe Gonzalez (geral) e Gabriela Giannetti (local)
Coprodução: BiNeural-MonoKultur e Difusa Fronte(i)ra
Realização Sesc Piracicaba

o que: AUDIOTOUR FICCIONAL: À MARGEM DO RIO
quando:

De quarta a sexta, das 15h às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h

Até 01/11/2013

onde:

Sesc Piracicaba, Rua Ipiranga, 155
Piracicaba – SP

ingressos:

Grátis. Necessária inscrição prévia no Hall de Entrada da Unidade.

Agendamento pelo telefone ou email: 3437-9292 

audiotour@piracicaba.sescsp.org.br

 

Fotos relacionadas