Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Conheça as atividades físico-esportivas do Sesc Birigui

Programa de Ginástica Multifuncional no Sesc Birigui. <br>Foto: Evelson
Programa de Ginástica Multifuncional no Sesc Birigui.
Foto: Evelson

A mais nova unidade do Sesc em São Paulo, o Sesc Birigui, terá uma série de programas e projetos na área físico-esportiva para trazer o esporte para o dia a dia das pessoas. Entre o Programa de Ginástica Multifuncional, Sesc de Esportes, Atividades Aquáticas e Práticas Corporais, com certeza alguma modalidade vai se encaixar na sua rotina. Inicialmente serão oferecidas aulas abertas, mas futuramente será possível inscrever-se em cursos e praticar com maior frequência e continuidade. Conheça melhor cada um desses projetos e programas aqui.

Para quem quer melhorar seu condicionamento físico e técnico, além de aprender esportes aquáticos como natação, pólo aquático, mergulho, nado sincronizado, entre outros, poderá optar pelas Práticas Aquáticas. A partir dos três anos de idade já pode cair na água para praticar todas essas atividades (consulte a diosponibilidade da unidade). A Hidroginástica engloba exercícios de força, resistência e flexibilidade. Com o objetivo de melhorar o condicionamento físico e promover a sociabilização, as aulas são direcionadas para pessoas partir de 12 anos.

 
Nas aulas de Recreação Aquática, para todas as idades, a perspectiva da prática físico-esportiva é associada ao brincar e jogar. De forma lúdica, as aulas proporcionam através do convívio com o outro o espaço para aprendizagem, o prazer e a sociabilidade.

Prefere se exercitar em terra firme? Então que tal experimentar o Programa de Ginástica Multifuncional? Também conhecido por GMF, o programa foi elaborado para oferecer exercícios físicos que levam em conta a expectativa e o estilo de vida do praticante. Desenvolve, de forma integrada, as habilidades motoras (correr, saltar, arremessar) e as capacidades físicas (equilíbrio, coordenação, agilidade, resistência muscular e cardiorrespiratória) por meio de um roteiro de exercícios personalizado e aulas em grupo. O aluno permanece o tempo necessário para realização de sua rotina de exercícios, variando de pessoa para pessoa.  É indicado para jovens (a partir de 12 anos), adultos e idosos.
 

O Sesc Birigui irá oferecer também vivências de Práticas Corporais, como o yoga, Lian Gong e Tai Chi Chuan, entre outras, que valorizam as noções de bem-estar, autocuidado, percepção e expressão corporal, além de experimentações em diferentes manifestações culturais.

Além de todas essas opções, o Programa Sesc de Esportes também chegará na unidade, promovendo a educação pelo Esporte para Todos nas diversas faixas etárias. Brincar, aprender, competir, jogar e divertir estão presentes nas atividades, que estimulam o conhecimento sobre o Esporte, o aprendizado e a prática de diversas modalidades esportivas e outras manifestações da cultura corporal, como as lutas, os jogos, as atividades rítmicas e na natureza.

O Programa é dividido em 6 etapas:

Esporte Criança – 3 a 6 anos
Focado no jogo do faz de conta e no aprendizado das habilidades básicas como correr, saltar, rolar e manipular objetos, busca a alfabetização corporal por meio do brincar.

Esporte Criança – 6 a 10 anos
Apresenta o universo da cultura corporal do movimento e propõe o aprendizado do esporte por meio de jogos e brincadeiras, valorizando aspectos como a participação, inclusão, cooperação, autonomia e a construção coletiva.

Esporte Jovem - 11 e 12 anos
Aprendizagem e prática de diversas modalidades esportivas, valorizando aspectos educacionais como a competição e ampliação do conhecimento esportivo.

Esporte Jovem - 13 a 15 anos
Prática de uma modalidade específica, com aprimoramento do gesto esportivo, compreensão do jogo, das regras.

Esporte Adulto – Iniciação
Para o aprendizado dos fundamentos básicos da modalidade, a compreensão do jogo e da competição, para incentivar a valorização e a promoção do jogo, a autonomia, o prazer e a melhoria da qualidade de vida.

Esporte Adulto - Clube
Voltado para o aperfeiçoamento da modalidade, o refinamento do gesto esportivo, a compreensão da competição.

Tudo isso e muito mais para você escolher uma (ou todas) as modalidades para praticar. Os cursos regulares têm inicio previsto para 2018 na nova unidade, para participar é necessário ter Credencial Plena e atestado médico para a prática de atividade física. Mas você pode aproveitar as aulas abertas e vivências para fazer aqueles esportes que você já conhece, ou experimentar os novos.


Inauguração Sesc Birigui - Esportes e Atividades Físicas