Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Memória do Esporte Olímpico Brasileiro em cartaz no CineSesc

A ex-atleta Magic Paula e a cineasta Laís Bodanzky nos bastidores do Mulheres Olímpicas
A ex-atleta Magic Paula e a cineasta Laís Bodanzky nos bastidores do Mulheres Olímpicas

No próximo ano, o Brasil vai receber os maiores eventos esportivos do mundo: os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Para o Sesc em São Paulo este é um grande momento para reforçar e disseminar a cultura esportiva, trazendo ao debate o esporte, a valorização da história esportiva no mundo e no Brasil, e possibilitando o reconhecimento do esporte como componente cultural da sociedade.

A partir de setembro, o Sesc realiza a mostra Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, contando a história do Brasil nas Olimpíadas. Os filmes apresentam um elo entre modalidade esportiva e a história de vida dos atletas brasileiros, lembrando suas vitórias, derrotas, dedicações, alegrias e emoções.

O lançamento acontece no CineSesc, dia 15 de setembro, às 20h (gratuito, com retirada de ingressos a partir das 19h), com o documentário Mulheres Olimpicas, que traça um paralelo entre, a mulher na sociedade e a mulher no esporte olímpico. Assista ao trailer abaixo:

Após a sessão, será realizado um bate-papo com Laís Bodanzky, cineasta e diretora do documentário; Ana Moser, ex-jogadora de vôlei, bronze nos Jogos Olímpicos em Atlanta (1996) e fundadora do Instituto Esporte Educação, e Magic Paula, ex-jogadora de basquete, prata nos Jogos Olímpicos em Atlanta (1996), Campeã Mundial (1994) e fundadora do Instituto Passe de Mágica. Saiba mais sobre a programação


O primeiro ciclo de exibições acontece no próximo dia 19 de setembro, a partir das 11h, com os curtas-metragens Ouro, Prata, Bronze e....ChumboAs Incríveis histórias de um Navio Fantasma e O Brasil na Terra do Misha.

Ainda vão ser apresentados os curtas-metragens A Luta Continua – Um documentário em 12 rouds, Ippon – A Superação Olímpica de Rogério Sampaio, As Lutas de Adriana, 5 X Yane, O Samurai Brasileiro – A História de Chiaki Ishii, Reinaldo Conrad, O Salto de Adhemar, João do Vôo – A História de João do Pulo, Um Homem que Voa: Nelson Prudêncio, Maria Lenk – A Essência do Espírito Olímpico, Nadador – A História de Tetsuo Okamoto e 55.4 A Virada. Veja a programação aqui

A mostra colabora para o desenvolvimento de um acervo audiovisual e alavanca o esporte por meio de difusão e divulgação das modalidades e sua prática pela população. O projeto foi realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais, patrocinado pela Petrobras, EBrasil Energia e ESPN Brasil, com apoio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e Cinemateca Brasileira.

 

o que: Memória do Esporte Olímpico Brasileiro
quando:

Lançamento: 15/9, às 20h

1º ciclo de exibições: O Espírito Olímpico: 19/9, às 11h

onde:

CineSesc | Rua Augusta, 2075 | 11 3087-0500

ingressos:

Grátis. Com retirada de ingressos 1h antes da exibição.

Outras programações