Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Série Concertos apresenta Edmundo Villani-Côrtes

Orquestra Filarmônica de São Caetano<br>Foto: Ana Paula Lazari
Orquestra Filarmônica de São Caetano
Foto: Ana Paula Lazari

Desde maio de 2013, o Sesc Vila Mariana incorporou a música erudita em suas noites de sábado. O projeto Série Concertos, que começou com uma apresentação por mês, atualmente acontece todos os fins de semana com grande público

Projeto permanente de música erudita, a Série Concertos oferece uma programação gratuita de concertos de câmara no Auditório do Sesc Vila Mariana, apresentando diversas formações, estilos e períodos. Com o intuito de fortalecer este universo musical, o projeto propõe a difusão da música erudita para todos os públicos, ampliando o repertório e a formação musical dos interessados.

No mês de setembro de 2014, a proposta é homenagear o compositor brasileiro Edmundo Villani-Côrtes, com concertos no Teatro e no Auditório. A variedade de formações apresentadas nesta programação especial demonstra a riqueza de timbres e sonoridades encontradas no repertório de Côrtes.

Reconhecido como o compositor erudito nacional mais tocado internacionalmente, foi professor de composição do Instituto de Artes da Unesp, recebeu vários prêmios, como o Prêmio Guarani (Carlos Gomes) e mais 7 APCAs (Associação Paulista dos Críticos de Arte) por sua carreira de compositor. Sua obra inclui aproximadamente 300 composições manuscritas para várias formações. São peças de música orquestral, de câmara, música instrumental e vocal, coral, música eletroacústica e ópera. Boa parte dessas composições estão gravadas em mais de 50 CDs no Brasil e no exterior.

Edmundo Villani-Côrtes pela lente de Dani Gurgel


Segue abaixo a programação especial sobre sua obra, que acontece neste mês no Sesc Vila Mariana:


Orquestra Filarmônica de São Caetano, sob a regência do Maestro Geraldo Olivieri
A orquestra teve como base os músicos da Fundação das Artes de São Caetano no ano de 2003 e realizou várias temporadas transitando entre a música popular e a música erudita. No programa apresentam o Concerto para Flauta e Orquestra, com Antônio Carrasqueira e Concerto Número 3 para Piano e Orquestra, com Karin Fernandes.
Dia 5/9 (sexta), às 21h | Teatro

Grupo Aum e Lício Bruno & Claudia Marques
O Grupo Aum une o erudito e o popular com foco nos compositores contemporâneos brasileiros. Gravou 4 CDs com composições de Villani-Côrtes, e executa Repertório Camerístico. O barítono Lício Bruno, vencedor de diversos concursos, e a pianista Claudia Marques fazem o lançamento do CD "Ê vida, Ê voz", só de canções do compositor em destaque este mês.
Dia 6/9 (sábado), 18h30 | Auditório

Antonio Vaz Lemes, André Juarez, Aí Yazaki e Raïff Dantas Barreto
Antonio Vaz Lemes, executa neste concerto a Sonata número 1 para Piano Solo, gravado por ele em Paris em 2012. André Juarez, vibrafone, executa o Concerto para Vibrafone e Orquestra, versão reduzida para piano ao lado de Aí Yazaki. André estreou a obra no Festival de Campos de Jordão, 1999, sob a regência de Benito Juarez. Raiff Dantas Barreto, violoncelista, apresenta Ponteio do Agreste para violoncelo e piano, e a Sonata em 3 movimentos, escrita em 1969.
Dia 13/9 (sábado), 18h30 | Auditório

Família Villani-Côrtes
Raro encontro da família Côrtes para executar as obras de Edmundo Villani-Côrtes. Edmundo vem acompanhado da cantora Efigênia Côrtes, que foi do Coral Lírico do Teatro Municipal durante 30 anos e estreou a composição Ciclo Cecília Meirelles de Villani, de sua filha Gê Côrtes, contrabaixista e integrante da Orquestra Jazz Sinfônica por mais de 20 anos, e de seu filho Ed Côrtes, saxofonista, que estudou na Berkeley e é reconhecido musicalmente pelas trilhas sonoras e orquestração para cinema em filmes como "Cidade de Deus" e "Senhor das Armas", com o ator Nicolas Cage.
Dia 20/9 (sábado), 18h30 | Auditório

Paulo Gori & Celina Chalier
Paulo Gori apresenta a Sonata número 2, composição que teve sua estreia em 2002, no MUBE (Museu Brasileiro de Escultura), ao lado da flautista Celina Charlier, PhD in Flute Performance na Universidade de Nova York, diretora do departamento de música de NY em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, onde executa a Série Brasileira do compositor.
Dia 27/9 (sábado), 18h30 | Auditório

No mês de outubro, o homenageado será Ernst Mahle. Em breve mais informações.