Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A troca de experiências e reflexões sobre a importância da conservação do meio e da cultural local

Foto.: Willian Lopes de Abreu
Foto.: Willian Lopes de Abreu

Por Ana Seghessi Albino

Ao longo de 2017, diversas iniciativas participaram do Mosaico de Saberes, uma mostra de boas práticas socioambientais do Sesc Registro. Comunidades caiçaras e quilombolas, agricultoras e agricultores familiares, artesãs e artesãos, centros e coletivos eco-culturais que dialogam com a sustentabilidade, com ações voltadas para a questão socioambiental do território onde se inserem, puderam apresentar sua história, trabalhos e projetos. Assim, foi acontecendo a troca de ideias, experiências e saberes entre as iniciativas - e dessas com o público frequentador da mostra durante cada edição.

Entre tantas trocas se destacaram termos como: luta, mutirão, resistência, trabalho, tradição, natureza, diversidade, alimento, coletivo, terra, fazer a mão, comunidade, apoio, comunitário e inovação. Palavras que são a realidade, desejos e afirmações de cada iniciativa.

Nós, do Sesc Registro, somos privilegiados em receber coletivos com histórias e ações tão fortes e marcantes. Promover a reflexão a respeito do que está acontecendo no território do Vale do Ribeira, em termos de natureza, agroecologia, fazeres manuais e educação ambiental é nossa busca constante.

No próximo final de semana, dias 09 e 10 de dezembro, acontecerá a última edição de 2017 do Mosaico de Saberes. Você está convidado a conhecer o trabalho e as mudas de árvores frutíferas e nativas do Viveiro Comunitário do Bairro Rio Vermelho de Barra do Turvo; o fazer manual e cuidadoso da Jaci Ateliê de Cananéia; os produtos agroecológicos do Sítio Braço Grande de Pariquera-Açu; e os projetos de transformação urbana da Veracidade de São Carlos.

*Ana Seghessi Albino é agente de educação ambiental do Sesc Registro

--

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Chega mais!

 

Fotos relacionadas