Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O universo musical de Lô Borges

Mineiro nascido em 1952 em Belo Horizonte, o cantor e compositor Salomão Borges Filho, o Lô Borges, ganhou fama já aos 19 anos ao ver seu nome projetado com o álbum “Clube da Esquina” (1972), dividido com Milton Nascimento e grande elenco instrumental. Ainda no mesmo ano, lançou seu primeiro LP individual, homônimo, conhecido como o “Disco do Tênis”. Sua carreira fonográfica ainda inclui títulos como “A Via-Láctea” (1979), “Nuvem Cigana” (1982), “Meu Filme” (1996), “Um Dia e Meio” (2003) e “Horizonte Vertical” (2011).

É autor dos sucessos "Paisagem da Janela" (com Fernando Brant), “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo” (com Márcio Borges), "Para Lennon e McCartney" (com Márcio Borges e Fernando Brant), "Clube da Esquina Nº 2" (com Milton Nascimento e Márcio Borges) e "O Trem Azul" (com Ronaldo Bastos).

Lô Borges, que sobe ao palco do Sesc Pompeia para encerrar a programação musical do ano e que também participa de um bate-papo sobre sua trajetória no Centro de Pesquisa e Formação, apresenta com exclusividade ao Portal Sesc SP uma lista de músicas que influenciaram a criação de seus dois primeiros discos.

Sobre esta compilação, ele diz:

"As músicas que estão nesta playlist fizeram minha cabeça no final dos anos 60 / início dos 70, e muitas delas influenciaram minhas composições para os álbuns "Clube da Esquina" e o "Disco do Tênis", ambos de 1972. Parece óbvia minha escolha por certas canções do Beatles, do Hendrix, Neil Young e do meu padrinho musical, o Bituca.
Mas poucas pessoas sabem o quanto a bossa nova, principalmente as canções de Tom Jobim e as gravações de João Gilberto me influenciaram, desde criança.
Em suma, os acordes que estão nas minhas composições são uma mescla do que aprendi com todos esses mestres".

Aperte o play pra entrar no universo musical de Lô Borges: