Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O que é Comunidade?

comunidade s.f. (1272). 2 concordância, concerto, harmonia ‹c.de aspirações› ‹c. de pontos de vista› 3 conjunto de habitantes de um mesmo Estado ou qualquer grupo social cujos elementos vivam numa dada área, sob um governo comum e irmanados por um mesmo legado cultural e histórico 4 população que vive num dado lugar ou região, ger. ligada por interesses comuns 9 BIO ECO conjunto de populações que habitam uma mesma área ao mesmo tempo; biocenose.

~ • ~

O conceito da palavra Comunidade abrange uma infinidade de significados, mas todas convergem no compartilhamento e na harmonia. Quando as pessoas são separadas da vida em comum e as diversas faltas dominam o ambiente, a violência se expressa nos espaços verdes. É quando percebemos que a interdependência entre os seres humanos e a natureza é importante para a preservação da vida e da nossa própria espécie.

Conversamos com Victória Faria, Jemerson Araújo, Flávia Cremonesi, coordenadora do Centro de Educação Ambiental na Fundação Julita e o historiador Célio Turino, e encontramos alguns dos diversos Modos de viver sustentáveis, dentro do projeto Ideias e Ações para um novo tempo.

"A vida ela só pode funcionar em harmonia. Na harmonia do indivíduo com ele mesmo, do indivíduo com a coletividade e da coletividade humana com a comunidade da vida. Está tudo relacionado."   - Célio Turino

A Fundação Julita é uma organização situada no Jardim São Luís, distrito da Zona Sul de São Paulo. Conheça mais: Fundação Julita, uma fazenda que virou oásis em SP.