Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Ao som do berimbau

Orquestra de Berimbau do Morro do Querosene<br>Foto: Laila Valois
Orquestra de Berimbau do Morro do Querosene
Foto: Laila Valois

Programação especial para a Semana da Consciência Negra inclui rodas de capoeira e Orquestra de Berimbaus no Sesc Taubaté

Na história do Brasil, as manifestações da cultura negra representam mais do que arte. Carregadas de simbologia, são elementos da resistência e da luta, no passado pela liberdade e hoje pela igualdade. O Dia da Consciência Negra foi oficializado em 1978, sete anos depois da revelação da data da morte de Zumbi, o mais reverenciado líder do Quilombo dos Palmares.

Programação Especial
Dois elementos desta cultura serão destaque na programação do Sesc Taubaté para a Semana da Consciência Negra: o berimbau e a capoeira.

Nos dias 20 e 21, o Mestre Quebrinha coordena rodas e aulas de capoeira para diferentes faixas etárias. E o berimbau não estará presente só nas rodas de capoeira. No dia 24 um show com a orquestra de Berimbau do Morro do Querosene encerra a programação.

A Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene, que fica em São Paulo, formada por capoeiristas, músicos e pessoas da comunidade, embora valorize e respeite os fundamentos da capoeira, não se restringe a ela. Sua proposta é musical, tanto na concepção dos arranjos quanto na escolha do repertório que inclui ritmos oriundos de outras manifestações populares como o samba, afoxé, puxada-de-rede e o frevo.

A ideia de uma Orquestra de Berimbaus surgiu nos encontros informais que aconteciam na pracinha do Morro do Querosene, ao cair das tardes de domingo, quando Dinho Nascimento e alguns amigos se reuniam para tocar, jogar capoeira e passar seus ensinamentos aos mais jovens e outros recém-chegados. O convite para um concerto, em fins de 2007, consolidou a formação atual e inaugurou a agenda de apresentações.
 

o que: Especial Semana da Conciência Negra
quando:

Dias 20, 21 e 24/11

onde:

Sesc Taubaté | Avenida Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha | 12 3634-4000