Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Arte é coisa de criança!

A exposição YOYO: Tudo que Vai, Volta fica em cartaz de 5 de maio a 22 de julho, no Sesc Belenzinho
A exposição YOYO: Tudo que Vai, Volta fica em cartaz de 5 de maio a 22 de julho, no Sesc Belenzinho

Em exposição no Sesc Belenzinho, nove artistas apresentam obras selecionadas com uma olhar para o universo infantil e convidam o público - crianças e adultos - a uma reflexão sobre arte, movimento e a própria experiência cotidiana

A ambiguidade das sombras de objetos do dia a dia, a contemplação das nuvens e suas formas subjetivas, engenhocas mecânicas que giram e fazem circular, cabos e fios que se entrelaçam, tamancos que confundem o caminhar, estruturas que flutuam no espaço e outras que se equilibram no chão... Tudo isso encontra confluência em YOYO: Tudo que Vai, Volta, de 5 de maio a 22 de julho, no Galpão do Sesc Belenzinho.

Na exposição, as crianças são protagonistas na interação com o universo da arte contemporânea. Ainda que adultos sejam muito bem-vindos, a convicção na autonomia e na perspicácia dos pequenos abre caminho para que esses visitantes possam tocar, sentir, contemplar, manipular, criar e vivenciar arte – nos mais diferentes suportes.

Obra Gelo #4, do artista plástico Raul Mourão, para a exposição (Foto: Raul Mourão)

"Entre nós, partilhamos a crença de que não existe uma única linguagem indicada para o público infantil; que a investigação das formas de contar, mostrar e fazer é comum entre crianças e artistas", diz Ricardo Ribenboim, curador da exposição, na edição especial da revista YOYO, realizada em parceria com o Sesc – e cuja publicação é parte da programação integrada do projeto idealizado pela editora da revista, Liana Mazer, e também por Renata Rödel.

 

Uma publicação compartilhada por Yoyozine (@yoyozine) em

 

Nessa edição da revista, aliás, quem apresenta os artistas da exposição, com textos e imagens, são leitores de 6 a 11 anos, que visitaram os ateliês de Dudi Maia Rosa, Franklin Cassaro, Guto Lacaz, Leandro Lima e Gisela Motta, Lia Chaia, Raul Mourão, Sandra Cinto e Regina Silveira. Regina, por sinal, convidou em abril um grupo de crianças para participarem da montagem de sua obra para a exposição. O resultado poderá ser conferido a partir das 11h, no sábado, dia 5 de maio.

Atividade de projeção e produção de sombras a partir de objetos do cotidiano, realizada em 20 de abril, no Sesc Belenzinho, para a montagem coletiva da obra de Regina Silveira que estará na exposição – com auxílio do educador e artista plástico Paulo Portella Filho e a participação de crianças de 8 a 14 anos (Foto: Kelly Teixeira)

 

Clique aqui para pré-agendar visitas educativas em grupo ou ligue para (11) 2076-9704, de terça a sexta, das 10h às 17h, se preferir. 

A programação integrada à exposição YOYO: Tudo que Vai, Volta contempla também, nos dias 26 e 27 de maio, na unidade, uma feira de publicações independentes voltadas ao público infantil, atividades abertas e oficinas criativas para crianças com artistas convidados.

 

 

 

Outras programações