Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Saborosa, saudável e versátil

Também conhecida como castanha do brasil, a castanha do pará é extremamente saborosa e rica em nutrientes e proteínas. Do fruto, extrai-se a semente e é possível produzir farinha, macarrão e azeite, mantendo sempre a castanha como matéria-prima principal. Essa iguaria brasileira é muito cobiçada no exterior e é um dos mais conhecidos produtos brasileiros de exportação. A castanha do brasil é originária de uma árvore típica de florestas virgens, como a floresta amazônica.

Seu consumo pode ser in natura, torrada ou na forma de farinhas. Seu óleo é utilizado na culinária e fabricação de cosméticos. Por possuir propriedades medicinais, é recomendada no combate de radicais livres.

É um super alimento
Duas castanhas têm o mesmo valor nutritivo de um ovo. A castanha é recomendada para pessoas desnutridas e lactantes. De sua composição, 18% é pura proteína e tem minerais como fósforo, potássio e vitamina B, além de ferro, selênio e zinco.

“Carne vegetal”
Três unidades de castanha têm alto teor de proteínas, lipídios e vitamina. Por isso, é popularmente chamada de “carne vegetal”.

Cultura no Prato
A Castanha foi a protagonista da segunda edição do Cultura no Prato, especial que acontece no Sesc Bom Retiro. Aproveitamos a ocasião e conversamos com a gastróloga e nutricionista Jane Glebia, que nos contou suas origens e descreveu seu conhecimento com a castanha. Espia só:
 




Veja as matérias e receitas das edições anteriores em sescsp.org.br/culturanoprato