Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

14 atividades para se reconectar à natureza em SP

As crianças de hoje já pegaram fruta do pé? Brincaram na terra? Sabem da onde vem uma couve? Que o Cambuci é uma fruta assim como o morango? Que o quiabo tem flor? Quantas vezes já foram para roça?

Sabemos como é importante a convivência da criança com a natureza, e no mês de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Sesc São Paulo apresenta várias atividades que ligam a sua criança interior, filhos, sobrinhos e adultos à natureza.

Separamos uma lista com 14 atividades gratuitas que valorizam esta relação!

1. Aquele papo cabeça com educadores no Carmo

A atividade Transformar a Cidade a Partir do Olhar da Criança é voltada para educadores. Nayana Brettas realizará um bate-papo, trocando experiências sobre maneiras de estimular as crianças a olharem para sua realidade e a se tornarem sujeitos de transformação das cidades, por meio de intervenções urbanas.

2. Um brinquedo do tamanho de um jardim em Interlagos

A Exposição Jardim das Brincadeiras, no Sesc Interlagos, é uma atividade que acontece no Viveiro de Plantas, com o objetivo de tornar o espaço uma área de brincadeiras e de intenso convívio das pessoas com a natureza. 

3. Cuidando de um cantinho verde em meio ao Parque Dom Pedro II

Quer aprender a cuidar de uma horta? O Mutirão de Cuidados com a Horta acontecerá no Sesc Parque Dom Pedro II e será conduzido pelo Coletivo Pé de Feijão. Aproveite pra sujar suas mãos!

4. Vamos brincar no Ibirapuera? 

Quer conhecer o Ibirapuera de uma maneira diferente? A atividade trabalha as técnicas de relação com a natureza, de Joseph Cornell, com o intuito de desenvolver a sensibilidade, despertar o interesse, estimular a observação e a percepção da natureza.

5. Conhecendo a agroecologia de perto, em Santana

Frutas e hortaliças livres de agrotóxicos cultivadas de forma sustentável no Cinturão Verde da Zona Norte de São Paulo e serão apresentados em uma mostra no Sesc Santana, com a presença de alguns produtos locais.

6. Brincando de recuperar uma praça em Campo Limpo

A vivência Cores e Sabores na Praça promoverá a ocupação da Praça da Rua do Colégio, localizada no bairro do Jardim Ipê, com o plantio de flores de diversas espécies em uma atividade educativa voltada para crianças e adultos. O objetivo é colaborar para a recuperação das áreas verdes da praça, com um café de boas vindas contendo produtos da Horta Cores e Sabores cultivada pelos educadores da Associação Capão Cidadão, além da distribuição de mudas para os participantes.

7. Uma horta para brincar, em Itaquera

Será que todo mundo conhece os segredos e as curiosidades da Horta do Sesc Itaquera? As plantas que viram adubo, a minhoca que transforma comida de gente em alimento de planta, as folhas que caem como helicópteros, as sementes escondidas dentro do fruto... Estas são algumas das muitas coisas surpreendentes sobre a Horta. O convite é para que famílias descubram estes e outros encantos deste lugar.

Febre Amarela:
Recente orientação da Secretaria Municipal de Saúde desobriga a apresentação do cartão de vacinação para entrar no Sesc Itaquera. Como ação preventiva, recomendamos que esteja vacinado há mais de 10 dias.

8. A sustentabilidade em tabuleiro, no Sesc São Caetano

Aproveite para jogar as criações do projeto Sustent ABC:
• Jogo dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS)
• Jogo Caminhos da Água, que aborda questões hídricas trazendo dicas de boas práticas ambientais
• Jogo da Memória Ambiental, com desenhos de grafite do artista Bruno Santos

9.Brincando com Argila, no Ipiranga

Crie objetos, ideias ou simplesmente amasse a argila no Sesc Ipiranga.

10.Brincando de passarinho: aprenda a montar uma casa de João de Barro, em Santo André 

Inspirado pelo João de Barro, a ideia é tentar construir casas usando massa de pau a pique e barro. 

11.Você sabe o que é o Transtorno do Déficit de Natureza?

O encontro discute a obra de Richard Louve, fundador do Movimento Criança e Natureza, que cunhou o termo Transtorno do Déficit de Natureza (TDN). O trabalho apresenta pesquisas que relacionam a presença da natureza na vida das crianças com seu bem estar físico, emocional, social e acadêmico. 

12. Apresentando a natureza para bebês 

Estimulando os sentidos dos bebês com fragrâncias, formas, cores e texturas de elementos encontrados na natureza, como flores, folhas, terra e água, os pais poderão apresentar para os seus filhos o que é natureza de maneira intimista e acolhedora.

13. Conhecendo Paranapiacaba com o Sesc Pinheiros

Visita mediada explorando a vila histórica e seus arredores, caminhada pela trilha d’água e uma oficina de confecção de pipas. Com a AMA, Associação dos Monitores Ambientais de Paranapiacaba.  

14. Colocar as mão na terra com crianças do campo, no Pompeia

A oficina Mãos na terra: Horta para Crianças é perfeita para todos que queiram aprender diferentes formas de plantio e construção de hortas caseiras para prédios, varandas, quintais e pequenos espaços. A atividade é inspirada nas técnicas da agricultura urbana e uma oportunidade para conhecer sobre as sementes, o plantio e os cuidados necessários para manter uma horta na sua casa.

Gostou de tudo isso? Tem mais de 100 atividades durante todo o mês de junho, para te ligar à natureza na capital, interior e litoral paulista. Saiba mais em www.sescsp.org.br/ideiaseacoes.

 

Outras programações