Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Saúde, Patrimônio e Memória

A quarta edição do Workshop Internacional Espaços de Memória e Cultura, que acontece de 04 a 09 de junho no Centro de Pesquisa e Formação, tem como tema a relação entre saúde, patrimônio e memória.

A conscientização e eficácia da saúde pública tem sido um dos principais desafios das políticas públicas na contemporaneidade. Nos últimos anos, os benefícios sociais e o valor público inerente às instituições culturais – particularmente no seu potencial de contribuir diretamente para as políticas de saúde pública nacional – tem despertado o interesse de governos, universidades e organizações afins. Na medida em que os museus e organizações culturais assumem seu impacto nas sociedades contemporâneas, cresce o interesse local e internacional na capacidade dessas instituições em promover a saúde e bem estar das populações. De fato, embora saúde e seus cuidados sejam predominantemente vistos como uma responsabilidade regional ou nacional, governantes e legisladores têm muito a aprender com os caminhos únicos e cruciais com os quais os museus, instituições culturais e coletivos envolvem as comunidades e possibilitam coesão, interação e mudanças sociais positivas.

Assim, o Workshop explorará o tema da saúde, especialmente enfocando o papel que o setor cultural pode ter na promoção da saúde e do bem estar social. O workshop estará centrado nos discursos interligados entre temas como patrimônio, museus, engajamento comunitário e saúde.

A semana de workshop é uma oportunidade para organizadores, participantes, palestrantes e representantes de organizações culturais e de saúde participarem coletivamente de um exame transversal do tema. Reconhecendo as organizações culturais como agentes de mudança social, o workshop irá abordar as questões sociais relacionadas à politica de saúde, incluindo desigualdades sociais e saúde, isolamento social e saúde mental, perda da memória, deficiência e discriminação, dificuldades de aprendizagem e saúde e sexualidade.

Neste sentido, oito instituições de cultura e memória, que possuem como características a atuação direta com os temas propostos neste workshop, foram convidadas a participar das discussões ao longo da semana. São elas: o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), o Museu Histórico – Instituto Butantan, o Centro de Memória Dorina Nowill, a Arte Despertar, o Clube da Comunidade (CDC) Vento Leste, a Biblioteca São Paulo do Parque da Juventude, a Associação Viva e Deixe Viver e o Centro de Atenção Psicossocial Professor Luís da Rocha Cerqueira  – além do Museu da Pessoa e Trabalho com Alimentação e Saúde no Sesc. O trabalho de cada uma delas – servirá de base para o desenvolvimento de reflexões pelos participantes do workshop, a partir das competências realizadas ao longo da jornada e do trabalho de campo.

A semana é dividida em dois momentos: entre segunda e quarta-feira são momentos de trocas mais teóricas com os convidados, que este ano conta com a presença do prof. Paul Thompson (professor emérito da Universidade de Essex e um dos pioneiros da História Oral na Europa), entre outros convidados nacionais e internacionais. Na quinta-feira os participantes, divididos em grupos, farão visitas às instituições convidadas a fim conhecer seus trabalhos na prática e refletir acerca dos temas elaborados em sala de aula. Cada grupo é convidado a pensar novas estratégias para desafios das instituições e apresentá-las ao coletivo no sábado.

As inscrições para o processo seletivo se encerram no dia 21/05. Para mais informações, clique aqui.