Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Muito além dos Alpes: uma visão panorâmica do cinema suíço

O Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo chega a sua 7ª edição e ocupa a sala do CineSesc com uma programação de filmes recentes e inéditos produzidos no país europeu. O ciclo de exibições – uma parceria entre o Centro Cultural Banco do Brasil SP, o Sesc São Paulo e o Consulado da Suíça em São Paulo – oferece uma oportunidade ao público de mergulhar nesse universo cinematográfico, com ficções e documentários, longas e curtas-metragens.

A abertura, na quarta-feira, dia 09, às 20h30, é com o documentário Hafis & Mara, do cineasta Mano Khalil. O diretor estará no Brasil e participará de debate depois das duas exibições no CineSesc (no dia 09 e no dia 12, às 19h30). Ambas as sessões são gratuitas e os ingressos serão distribuídos 1h30 antes da sessão para credencial plena do Sesc e 1h antes para demais públicos.

Alguns destaques desta edição, dentre 15 longas-metragens, são o inédito “Diário da Minha Cabeça”, de Ursula Meier, vencedora do Urso de Prata especial no Festival de Berlim; “O Som da Voz” que recebeu o Prêmio do Público no 53º Solothurner Filmtage, de Bernard Weber; “O Tribunal do Congo”, que recebeu Menção Honrosa no DOK Leipzig, dirigido por Milo Rau, e será exibido com exclusividade pelo CineSesc, e “Sobre Ovelhas e Homens”, de Karim Sayad, que o foi o filme vencedor do Prêmio do Júri no 53º Solothurner Filmtage.

Além dos longas-metragens, o Panorama também apresenta uma seleção especial de curtas-metragens, formada por oito títulos. Eles serão exibidos antes de alguns longas e no dia 16, terão uma sessão só deles, às 16h10: No Ritmo, A Batalha de São Romano, Ao Largo , Casa Son Duno, Encontro às Cegas, Entre Terras, Parzival, Rebobinar o Futuro.

As curadoras Celia Gambini e Talita Rebizzi destacaram a riqueza do Panorama: “O 7º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo traz uma seleção de filmes em diferentes formatos, estéticas, vozes e questionamentos.” Documentários, ficções, animações, experimentais, dirigidos por homens e mulheres, de diversas partes da Suíça esperam pelos olhares do público nessa visão panorâmica sobre o cinema do país.