Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Respire (e sinta) a sua liberdade

Exposição
Exposição "Para Respirar liberdade" (Foto: Anderson Rodrigues)

Essencial à vida, o ato de respirar não nos solicita atenção. Involuntário, ele simplesmente acontece. Também nele não pensamos; afinal, respirar é um ato inconsciente. Respirar remete à liberdade, e indo fundo, nos acalma e nos centra.

Comemorando os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), o Sesc São Paulo, em parceria com o Instituto Vladimir Herzog e apoiado pelo Acervo Otávio Roth, promove a exposição Para Respirar Liberdade - 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, no Sesc Bom Retiro. 

Com a curadoria de Fábio Magalhães e Isabel Roth, as obras do artista plástico e ativista político Otávio Roth (1952-1993) mostram ao público uma arte construída coletivamente por crianças, obras gráficas que representam os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a papelaria artesanal de Otávio.

A Árvore

A principal obra da exposição se chama “A Árvore” – uma instalação de arte participativa concebida pelo artista em 1990, durante uma atividade na escola da ONU em Nova Iorque.  Ela é constituída por folhinhas pintadas individualmente por crianças do mundo todo. A ideia inicial foi mobilizar e trabalhar diretamente com um milhão de crianças, e, na virada do milênio nos anos 2000, o artista usaria essa grande instalação para encapar o edifício sede da ONU, também em Nova Iorque.

Com seu falecimento em 1993, o projeto sofreu uma pausa. Na época, a obra já estava com mais de 400 metros quadrados, com a participação de 65 mil crianças, de 70 países diferentes. Em 2017, o projeto foi formalmente relançado e, atualmente, o trabalho é realizado com 70 mil crianças em São Paulo, criando novos galhos para a instalação. Segundo a curadora da exposição, e filha de Otávio, a obra nunca vai parar de crescer.



A ideia é relançar o projeto internacionalmente no ano de 2020. Para Isabel, há o entendimento que o trabalho não terá um término, será um esforço contínuo tanto para a expansão da obra quanto para formar possíveis espectadores: “as exposições têm sempre um caráter de formação do público, onde essa formação pode ser aprofundada com um projeto educativo bem estruturado, que seja construído de maneira paralela e interdependente à exposição.”

A Declaração Universal dos Direitos Humanos

O artista também produziu obras autorais pensadas e estruturadas individualmente. Esse é o caso de 30 ilustrações que representam os artigos da DUDH. O objetivo da criação foi facilitar a compreensão do texto por todos e aproximar essas ideias do público infantil. Cada artigo foi sintetizado em uma ilustração e o texto transcrito em uma tipografia desenvolvida para xilogravura.  



Peninhas

Otávio Roth, além de ativista político, era papeleiro. Foi um dos primeiros no Brasil a produzir papel de forma artesanal. Durante quase 10 anos morou fora do país, fez várias viagens à Ásia, sempre pesquisando técnicas e materiais para a produção de papel. Quando voltou ao Brasil, inaugurou a primeira oficina de papel artesanal do país.

A obra de Otávio Roth é permeada por valores humanistas, voltados à promoção da ética, paz e respeito ao meio-ambiente. Ainda que complexos, Otávio abordava esses temas de forma leve, convidando crianças e adultos a uma reflexão cidadã.

A mostra tem abertura dia 1º de novembro de 2018, às 19h30, no Sesc Bom Retiro. A visitação vai de 2 de novembro a 27 de janeiro de 2019, de terça a sexta, das 9h às 21h. sábado, das 10h às 21h e domingos e feriados, das 10h às 18h.

LIVRETO DA EXPOSIÇÃO