Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Fique à vontade, tome o seu lugar!

Cadeira e banco assinados por Paulo Mendes da Rocha, no Sesc 24 de Maio.
Cadeira e banco assinados por Paulo Mendes da Rocha, no Sesc 24 de Maio.

Elas estão sempre ali quando precisamos de uma pausa. Algumas são mais rígidas, pedem postura e atenção. Outras convidam corpos a relaxar e espreguiçar. Há quem chegue até elas para conversar, namorar, brincar. E também quem venha se concentrar: no jornal, no celular ou na paisagem.

As cadeiras e bancos do Sesc estão aí pra todo mundo escolher o seu lugar. Sabia que algumas dessas peças são assinadas por grandes nomes do design do Brasil e do mundo? Da próxima vez que você vier nos visitar, bote um reparo em onde vai sentar:
 

No Sesc Pompeia, assim como a arquitetura, o mobiliário é assinado por Lina Bo Bardi. De tão características, as cadeiras já viraram um dos símbolos da unidade. Aliás, elas já ganharam versão em miniatura, que você pode até levar pra casa.
 

O banco girafa é uma atração à parte. Já experimentou se sentar sobre suas três pernas? Será que equilibra bem? Criação de Lina em conjunto com Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki.
 

No Sesc 24 de Maio, além de responsável pelo projeto de reforma do prédio, o arquiteto Paulo Mendes da Rocha também assinou o desenho dessas cadeiras, bancos e namoradeiras. Você já se sentou ali, à beira do espelho d’água, pra olhar a imensidão da cidade?
 


 

Sentar, deitar, brincar. Você escolhe como melhor usar os módulos Multi Praça, criados pelo designer e artista Daniel Acosta para ocupar a convivência do Sesc Bom Retiro.
 

Pra quem quer sossego, nada melhor que um cantinho aconchegante pra ler um livro, não é? Assim são os nichos desenhados por Paulo Alves, escondidinhos sob a escada, na Biblioteca do Sesc Bom Retiro.
 

Uma esteira de réguas de madeira de demolição dá forma o banco Monfa 2, assinado pelo arquiteto Alfio Lisi. Ao se hospedar no Sesc Bertioga, não deixe de parar por ali para sentir a brisa do mar, entre um passeio e outro.
 

Divertidos e coloridos, os bancos Vitória Régia fazem a alegria da criançada no Sesc Santana. Levam a assinatura dos irmãos Humberto e Fernando Campana, inspirados pelas formas da natureza e pelos materiais brasileiros.
 

Com quantas madeiras se faz um banco? Nesta peça criada por Alvaro Wolmer, 34 espécies diferentes de madeiras brasileiras foram usadas. Ficou curioso? Vá até o foyer do Teatro do Sesc Santana e compare as cores, veios e padrões e descubra seus nomes: eles estão todos gravados lá.
 

A natureza é a principal fonte de inspiração da designer Julia Krantz. Dá pra ver o resultado nas formas orgânicas e sinuosas (não é que lembra uma costela ou coluna vertebral?!) dos bancos Vice-versa e Bigorna, pensados especialmente para o Sesc Pinheiros.

Havia uma pedra no meio do caminho. Ou algumas! O banco Pedra, assinado por Paulo Alves, dá um nó a cabeça de quem passa pelo Sesc Belenzinho: seria uma madeira em forma de pedra? Ou uma pedra feita de madeira?
 

Ao imaginar uma cadeira, é bem provavel que a imagem formada na nossa cabeça se pareça bastante com a da foto aqui de cima. As cadeiras São Paulo, criadas pelo arquiteto Carlos Motta, têm na simplicidade sua principal característica. A versatilidade e atemporalidade de suas linhas as colocaram entre as mais difundidas do design brasileiro. Essas podem ser encontradas na Biblioteca do Sesc Itaquera



Tem lugares que, de tão acolhedores, a gente se sente como no sofá de casa, né? Como esse cantinho no Sesc Jundiaí, que ganhou charme com o design elegante dos bancos Charlotte, assinados por Paulo Alves.


E você? Tem outros cantos preferidos na sua unidade? Onde você vai quando precisa de uma pausa, de um descanso ou quando quer conversar?