Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Descubra detalhes sobre a restauração do Sesc Pompeia

Foto durante processo de restauração do Sesc Pompeia
Foto durante processo de restauração do Sesc Pompeia

Quando visitou a unidade, você já parou para pensar sobre o processo de restauração que transformou a antiga fábrica de tambores no que hoje é o Sesc Pompeia? Mais do que isso, já se questionou sobre a razão de os processos de funcionamento da fábrica e os materiais, como canos e tijolos, serem expostos na arquitetura?

A resposta do pensamento que guiou Lina Bo Bardi, arquiteta responsável pela restauração e readequação do espaço, talvez possa estar no trecho abaixo, atribuído a Mao Tsé-Tung e escrito por Lina na lousa de seu escritório, durante o período da obra:

"Nada mais cômodo, no mundo, do que a postura idealista e metafísica, que permite uma saída qualquer, que não toma conhecimento da realidade objetiva fugindo do seu controle. Observando uma coisa é preciso examinar sua essência, considerando sua exterioridade apenas uma porta que dá acesso ao conhecimento de sua realidade. É o único método certo. O método da análise científica. As causas externas operam através das internas. O ovo que recebe adequada quantidade de calor se transforma num pintinho, mas o calor não pode transformar em pintinho uma pedra."

Neste vídeo, apresentamos mais detalhes sobre a restauração da antiga fábrica, realizada entre os anos de 1977 e 1982, tendo seus princípios e critérios básicos fundamentados na Carta de Veneza, uma concepção dinâmica que deixa patente a história viva do edifício e visíveis diversas técnicas que foram empregadas ao longo do tempo.

"Tijolo por Tijolo" é uma websérie do Sesc Pompeia. Semanalmente, no Facebook da unidade, você vai desbravar curiosidades sobre a história, a arquitetura e o processo de urbanização relacionados a ela. Desvende a trajetória do bairro da Pompeia, conheça a fábrica que funcionava no espaço antes de o Sesc ser aberto, descubra como foi a readequação e requalificação da área, entenda como diferentes traços do Brasil estão representados nos cantos da unidade e muito mais! São 15 episódios semanais com conteúdos exclusivos sobre a Cidadela da Liberdade.