Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

IV Seminário Serviços de Informação em Museus acontece no Sesc Bom Retiro. Inscrições abertas!

Imagem de divulgação
Imagem de divulgação

As inscrições para IV Seminário Serviços de Informação em Museus – Informação Digital como Patrimônio Cultural, podem ser feitas aqui e nas Unidades da capital e do interior, a partir de 4 de outubro.
 

A era da informação alterou a produção de conteúdo e seus formatos, agora em sua maioria criados digitalmente, e essa realidade requer estratégias específicas de preservação. Para além disso, há ainda as mudanças culturais e a repercussão dessas mudanças na construção de memórias.

Arquivos digitais já compõem acervos como bens do patrimônio cultural. Alguns trafegam na rede, sendo, por vezes, guardados e identificados por grupos e pessoas que os produziram ou, não raramente, perdidos facilmente. É possível visualizar não apenas um documento que está fisicamente distante, mas também, em determinadas ocasiões, conhecer dados sobre o contexto em que foi produzido, por onde circulou e de quais programas depende para seu acesso. Assim, vale indagar como torná-los acessíveis para diferentes culturas e idiomas, como manter a diversidade e como recuperá-los em meio a tanta informação.

Essas questões nos fazem pensar quais os desafios para preservação das memórias dos séculos XX e XXI. Quais os efeitos e contribuições das tecnologias em relação à seleção, preservação e organização de acervos?  Essas são algumas das perguntas mobilizadoras do Seminário e nesses dois dias serão apresentadas políticas, experiências, metodologias e recursos de preservação e gestão de objetos digitais no âmbito de instituições culturais.

Houve um momento em que se teve a impressão de que o espaço físico a ser ocupado por esses registros digitais seria muito menor. Porém, observa-se a aceleração na produção e difusão da informação, gerando inúmeros registros e exigindo velocidade de rede e alta capacidade de armazenamento dos servidores. 

Na atualidade, a discussão está em torno da seleção, organização, armazenamento e recuperação de conteúdos produzidos digitalmente e da avaliação do que será preservado como patrimônio cultural. A curadoria destes conteúdos que tomaram uma proporção gigantesca é inevitável e já é realizada por diversos agentes, não sendo demanda exclusiva de instituições que lidam com acervos.

Atentos a esse contexto, o Sesc e Pinacoteca de São Paulo realizam a quarta edição do Seminário que pretende ser um espaço de compartilhamento de estudos e de experiências sobre o tema.


Serviço

IV Seminário Serviços de Informação em Museus. Informação Digital como Patrimônio Cultural.
Com: Ana Carolina Simionato, Daniel Flores, Gabriela Sousa de Queiroz, Jack Ludden, Jorge La Ferla, Lidia Eugenia Cavalcante, Luis Fernando Sayão, Miguel Arellano, Rachel Alves, Soledad Aberca, Vera Dodebei e Vinicius Martins.

Dias: 8 e 9 de Novembro
Inscrições: de R$ 24,00 a R$80,00 (clique aqui para se inscrever)
Programação completa: aqui

Para mais informações encaminhe um email para seminarioinfodigital@bomretiro.sescsp.org.br ou entre em contato pelo telefone 11 3332-3600