Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Quem é você em Ilíada e Odisseia?

Acesse a plataforma digital ilíada + odisseia / ritmo + poesia

Os poemas homéricos foram compostos há mais de três mil anos, mas você com certeza só ouviu falar deles durante as incansáveis aulas de história antiga. Não dá pra negar a influência da mitologia grega na história da literatura, filosofia, gastronomia, na cultura pop (de onde você acha que os heróis da Marvel e DC saíram?), na música, nas artes plásticas, enfim, em praticamente tudo que cerca nosso cotidiano alavancado por essa hipermodernidade maluca.

Ilíada e Odisseia, são os 2 maiores poemas épicos da história, considerados o início da literatura narrativa ocidental. Tiveram enorme influência nas manifestações da arte, da literatura e da civilização do Ocidente, e seus personagens e sagas se tornaram símbolos e sínteses de toda a aventura humana. Por isso, nada melhor que um quiz para descobrir qual é o seu personagem dessas duas aventuras.

 

Segundo a pesquisadora Cacilda Teixeira Costa, embora de uma época remota, os temas da Ilíada e da Odisseia "podem ser reconhecidos no nosso cotidiano e continuam sendo lidos e estudados nas academias." Mas será possível uma leitura contemporânea dessas obras? Quem seria na sociedade atual o equivalente ao aedo, poeta cantor da epopeia grega? Que interesse esses poemas podem despertar no público atual?

Essas são as questões que o pesquisador helenista André Malta desenvolve no projeto Ilíada & Odisseia - Ritmo e Poesia em que o Selo Sesc convida o Mc Max B.O. para adaptar textos homéricos, selecionados por André, e realizar uma performance com trechos da Ilíada e Odisseia cantados em rap. Com ele veio o Dj Babão, responsável pelas bases musicais e integração dos versos ao ritmo cadenciado característico do hip hop. O lançamento do site será celebrado com show no dia 20/10 no Sesc 24 de Maio e um bate-papo com os curadores no dia 05/11 no Centro de Pesquisa e Formação - CPF Sesc.