Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

3 receitas fáceis para ajudar seu treino a render

Estamos no Sesc Verão e não faltam oportunidades para experimentar as mais diversas atividades físicas, unindo lazer e qualidade de vida na busca de uma vida mais saudável.

(as mais diversas mesmo)


"Você disse Pebolim Humano?"

A boa alimentação é o aliado perfeito de quem está na busca pelo bem estar por meio da atividade física. Energia na dose certa e os nutrientes adequados materializados em uma saborosa refeição potencializam o bom desempenho e os resultados positivos da prática de esporte.

Quais as necessidades do corpo ao praticar uma atividade física?

Seja qual for o seu objetivo – emagrecer, ganhar massa muscular ou mesmo na prática de esporte por diversão – seu organismo sempre vai precisar carboidratos para fornecer energia antes da atividade e proteínas para recuperar as fibras musculares após a prática. Soma-se a isso toda a lista de necessidades básicas alimentares, como fibras, vitaminas, minerais e a indispensável hidratação.

A nutricionista Ariane Calisto esteve no Sesc Taubaté em uma atividade de orientação alimentar para a prática esportiva e trouxe três receitas indicadas para o lanche pré e pós-atividade física.

Pré-Treino: Barra de Cereal Caseira



A versão feita em casa da barrinha de cereal é mais saudável do que as industrializadas por levar mel na receita ao invés do xarope de glicose, que em geral é adicionado na barrinha comercializada em grande escala. Ela é fonte de carboidratos e vai estimular a recomposição da energia gasta durante a atividade. A receita inclui o mel e a uva passa, alimentos que têm uma rápida absorção pelo organismo.

Receita
2 bananas prata
3 colheres (sopa) de mel
6 colheres (sopa) de granola
5 colheres (sopa) de aveia em flocos
Uva passa a gosto

Amasse as bananas. Em uma tigela separada misture a granola, a aveia e a uva passa. Acrescente o mel e misture bem. Em seguida acrescente a banana.
Despeje em uma forma untada com óleo de coco e deixe a massa bem lisa. Faça marcações com a faca mas não corte. Leve ao forno pré aquecido (180°) por 30 minutos. Espere amornar e corte como preferir.


Pós-Treino: Omelete de Forno



O ovo é um dos queridinhos da dieta de quem pratica atividade física. Como é uma importante fonte de proteínas, ele ajuda as fibras musculares desgastadas durante a atividade física a se recomporem. Para variar no preparo, o omelete de forno é uma opção muito versátil, pois mudando os ingredientes secundários a receita ganha novos sabores.

Receita
5 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
Legumes a gosto ralados ou picados (cenoura, vagem, chuchu, abobrinha...)
Sal e cheiro verde a gosto

Bater os ovos com o auxílio de um garfo ou fuê e acrescentar os legumes escolhidos, sal e o cheiro verde. Levar ao forno pré-aquecido (180°) por aproximadamente 15 minutos.


Suco de Beterraba com Espinafre



Para nutrir e refrescar, a mistura de beterraba, espinafre e limão é proposta para a hidratação no pós-treino.

Receita
1 beterraba sem a casca
1 xícara de chá de espinafre
200ml de água
Suco de limão a gosto

Bater todos os ingredientes no liquidificador e tomar logo em seguida.

Acompanhe a programação de alimentação do Sesc Taubaté

--

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Escolha sua plataforma e chega mais!