Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Heróis e Heroínas invadem o Sesc Campo Limpo

Cena do filme
Cena do filme "Mulher-Maravilha - Origem", Warner Bros.

As noites de terças, quartas e quintas-feiras do Sesc Campo Limpo não serão as mesmas. No mês de outubro, dentro da programação do CINEATIVA, o universo dos super-heróis e heroínas é o destaque da Mostra cinematográfica que contará com a exibição de oito filmes, além de um minicurso ministrado por Gabriela Franco do site MinasNerds. O intuito é mostrar perspectivas dos super-heróis (e seus criadores) sobre a sociedade civil, moral, ética, política e o Estado de Direito.

Com entrada gratuita e exibições dubladas ou legendadas, sempre às 19h, todos os filmes serão apresentados por colaboradoras do MinasNerds. É importante lembrar que os ingressos são limitados e precisam ser retirados com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento da unidade.

Confira os filmes que estarão em cartaz:

 

Pantera Negra (Dia 2/10)
(Black Panther. Direção: Ryan Coogler. USA, 2018. Duração 134' LEGENDADO)

Depois de ser educado nos EUA, T Challa volta para assumir a liderança de Wakanda, uma das nações mais ricas e avançadas de todo o planeta. Com o reaparecimento de um velho e poderoso inimigo, o valor de T’Challa como rei – e como Pantera Negra – é testado quando ele é levado a um conflito formidável que coloca o destino de Wakanda, e do mundo todo, em risco.

Apresentado por Juliana Oliveira, formada em história pela UNISA e em ciências sociais pela UNIMES, fez cursos de extensão em ciências humanas pelo IICS e de quadrinhos em sala de aula pela Fundação Demócrito Rocha, atuando como professora na rede municipal de São Paulo. É produtora de conteúdo de cultura pop, geek e nerd para blogs e atualmente é editora no site MinasNerds.

 

Mulher Maravilha (Dia 3/10)
(Wonder Woman. Direção: Patty Jenkins. USA, CHI, 2017. Duração 141' DUBLADO)

Treinada desde cedo para ser uma guerreira imbatível, Diana Prince descobre que um conflito sem precedentes está se espalhando pelo mundo e decide deixar seu lar, certa de que pode evitá-lo.

Apresentado por Dani Marino, pesquisadora de quadrinhos, mestra em comunicação pela ECA/USP e integrante do observatório de quadrinhos da ECA/USP. Membro da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial - ASPAS, possui formação em letras, com habilitação português/inglês. Também colabora com sites de cultura pop e quadrinhos como o Minas Nerds (editora), Quadro-a-Quadro, entre outros.

 

X- Men: Primeira Classe (Dia 4/10)
(X-Men: First Class. Dir.: Matthew Vaughn. EUA, GRA, 2011, 131' LEGENDADO).

Na década de 60, o governo americano pede ao professor Charles Xavier para juntar um grupo de mutantes para treinar suas habilidades especiais, incluindo o poderoso e misterioso Magneto. O time, batizado de X-Men, tem que impedir que um grupo de mutantes do mal inicie uma guerra nuclear no mundo, o que inicia o confronto entre Xavier e Magneto.

Apresentado por Clarissa Monteiro, ilustradora, bacharel em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, mestra em semiótica pela FFLCH-USP e doutoranda em semiótica pela mesma instituição. Faz pesquisa de semiótica aplicada a quadrinhos e é editora do site Minas Nerds.

 

Os Vingadores (Dia 11/10)
(The Avengers. Direção: Joss Whedon. USA, 2012. Duração 143' DUBLADO)

Loki retorna à Terra e, com a promessa de que será o soberano do planeta, rouba o cubo cósmico dentro de instalações da S.H.I.E.L.D. adquirindo grandes poderes. No intuito de contê-los, Nick Fury convoca um grupo de pessoas com grandes habilidades, mas que jamais haviam trabalhado juntas: Tony Stark/Homem de Ferro, Steve Rogers/Capitão América, Thor, Bruce Banner/Hulk e Natasha Romanoff/Viúva Negra

Apresentado por Juliana Duarte, formada em publicidade e propaganda pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, atualmente é redatora da coluna de cinema na revista Acontece e repórter do Minas Nerds.

 

Capitão América: Guerra Civil (Dia 16/10)
(Captain America: Civil War. Dir.: Anthony Russo, Joe Russo. EUA, 2016, 148'. DUBLADO).

O ataque de Ultron fez com que os políticos buscassem algum meio de controlar os super-heróis, já que seus atos afetam toda a humanidade, colocando o Capitão América, líder dos Vingadores, em rota de colisão com Tony Stark, o Homem de Ferro.

Apresentado por Gabriela Franco, cineasta pela Academia Internacional de Cinema e jornalista pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em Cultura Pop pelo Smithsonian Institute nos EUA, estudou o impacto da cultura pop na sociedade atual e a análise de super-heróis como mitos modernos. Colaboradora da revista Mundo dos Super-Heróis criadorada iniciativa e editora do site MinasNerds.

 

Batman – O Cavaleiro das Trevas (Dia 17/10)
(The Dark knight. Direção: Christopher Nolan. USA, 2008. Duração 152' LEGENDADO)

Com a ajuda do tenente James Gordon e do promotor público Harvey Dent, Batman luta contra o crime organizado acuando os chefes do crime em Gotham City que se veem forçados a aceitar a proposta do Coringa e o contratam para combater o Homem-Morcego.

Apresentado por Laluna Machado, graduada em história pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, foi uma das fundadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas “HQuê?” – UESB.  Membro do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA/USP, colaboradora na Gibiteca de Santos e do site Minas Nerds. Sua pesquisa acadêmica tem como foco a primeira produção do Batman para o cinema na cinessérie de 1943.

 

Guardiões da Galáxia (Dia 30/10)
(Guardians Of The galaxy. Direção: James Gunn. USA, 2014. Duração 121' DUBLADO)

Peter Quill, conhecido como o Senhor das Estrelas, fez carreira como saqueador, mas ao roubar uma esfera, na qual o poderoso vilão Ronan está interessado, passa a ser procurado por caçadores de recompensas. Para escapar do perigo, Quill une forças com quatro personagens fora do sistema: Groot, a árvore, a perigosa Gamora, o guaxinim Rocket Racoon e o vingativo Drax.

Apresentado por Livia Steveaux, graduada em Letras pela Universidade Anhembi Morumbi, trabalha como editora digital e revisora de textos na editora FTD Educação. Tem quatro contos e uma poesia publicados e escreve sobre literatura para o MInas Nerds.

 

Os Incríveis (Dia 31/10)
(The Incredibles. Direção: Brad Bird, USA, 2004. Duração 115' DUBLADO)

Roberto Pêra já foi o maior herói do planeta, salvando vidas e combatendo o mal sob o codinome Sr. Incrível. Porém, após salvar um homem de se suicidar, ele é processado e condenado na Justiça. Quinze anos depois, Roberto leva uma vida pacata ao lado de sua esposa Helen, que foi a super-heroína Mulher-Elástica, e seus três filhos. Com vontade de retomar a vida de herói, ele tem a grande chance quando surge um comunicado misterioso, que o convida para uma missão secreta em uma ilha remota.

Apresentado por Gabriela Franco, cineasta pela Academia Internacional de Cinema e jornalista pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em Cultura Pop pelo Smithsonian Institute nos EUA, estudou o impacto da cultura pop na sociedade atual e a análise de super-heróis como mitos modernos. Colaboradora da revista Mundo dos Super-Heróis criadorada iniciativa e editora do site MinasNerds.

 

SUPER-HERÓIS/HEROÍNAS E HISTÓRIAS EM HQ: UMA NOVA MITOLOGIA PARA NOVOS TEMPOS.

Nos dias 2, 3, 4, 11, 16, 17, 30 e 31/10, das 18h às 19h, teremos um minicurso ministrado por Gabriela Franco (MinasNerds) sobre o imaginário coletivo acerca das narrativas que envolvem, super-heróis e super-heroínas como encarnações de novos mitos e efígies de valores éticos, morais e suas relações com a sociedade civil e o estado de direito. Inscrições a partir de 1/10 na Central de Atendimento da Unidade.