Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Projeto Chef Convida apresenta gastronomia caiçara no Sesc 24 de Maio

Foto: Alberto S. Cerri
Foto: Alberto S. Cerri

Verão lembra praia, que lembra mar, que lembra férias, que lembra comida gostosa! Imagine que beleza comer delícias litorâneas como arroz de frutos do mar e cuscuz de sardinha em pleno Centro de São Paulo. Essas gostosuras e muitas outras fazem parte do cardápio especial do projeto Chef Convida, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de janeiro, no Sesc 24 de Maio.

O responsável por elaborar o menu é o chef Eudes Assis, especializado em culinária caiçara e capitão do restaurante Taioba Gastronomia, no litoral norte de São Paulo. Ingredientes regionais como banana, taioba, frutos do mar e peixe seco – típicos da região litorânea – são os seus favoritos e é claro que estão presentes nas comidinhas disponíveis para os visitantes do Sesc.  

No dia 25, aniversário de São Paulo, a Comedoria ganha um cardápio especial: salada verde com vinagrete de feijão fradinho e cuscuz de sardinha, pescada cambucu na manteiga de castanha-do-pará e arroz de frutos do mar com açafrão-da-terra. Para a sobremesa, sagu de coco com manga em cubos e paçoquinha. Deu até água na boca!

Durante o almoço, o chef Eudes ainda fica disponível para dialogar com o público sobre a preparação da refeição e, a partir das 16h30, o profissional participa de um bate-papo aberto a todos os públicos sobre sua trajetória na cozinha.

Já nos cafés da unidade, podem ser saboreadas durante os dias 26 e 27 preparações como mousse de maracujá, pastel assado de camarão e alho-poró, sanduíche com palmito pupunha, queijo cottage com erva-doce, alface americana e uvas. No dia 26, após o término do almoço, a Comedoria reabre a partir das 16h30 e tem no cardápio penne com molho pesto de taioba, salada de folhas verdes com tomate cereja e muçarela de búfala ao molho de laranja, sanduíche com palmito pupunha, queijo cottage com erva doce, alface americana e uvas. A sobremesa Manezinho Araújo, composta por bananas carameladas cobertas por creme e merengue gratinado na finalização, coroa a refeição.

Sobre o chef Eudes Assis

De família grande e com muitos irmãos, Eudes Assis herdou da mãe a grande inspiração e a paixão pela culinária. Com ela, aprendeu cada detalhe da preparação de peixes, frutos do mar e, principalmente, a amar a cozinha praieira. Não é por menos, já que o chef nasceu em Cambury, praia do litoral paulista.

Sua ligação com restaurantes teve início aos 13 anos, quando começou a trabalhar como lavador de pratos em um restaurante de sua cidade. De lá pra cá, auxiliou grande chefs, fez estágios em restaurantes renomados, como Fasano e Gero, e estudou no Le Cordon Bleu – escola e templo da gastronomia mundial.

Após a temporada de aprendizados na Europa, Assis trabalhou durante quatro anos a bordo de um iate particular. Foi nesse período que teve a chance de conhecer os ingredientes e a culinária de diversos países e compreender que cozinha local também é cultura.

Tocado por essa visão, resolveu colocá-la em prática quando retornou ao Brasil. Suas criações passaram a ter foco na rica e saborosa culinária litorânea e, desde 2015, é administrador e proprietário do restaurante Taioba Gastronomia, casa localizada no município de São Sebastião.


Foto: Alberto S. Cerri

O Chef Convida

Projeto da equipe de Alimentação do Sesc 24 de Maio, o Chef Convida tem a ideia de aproximar o público do Sesc de diferentes formas de alimentação, além de democratizar o acesso à culinária brasileira elaborada por chefs renomados. O profissional é convidado para, em parceria com a equipe do Sesc, desenvolver pratos que façam parte de seu universo culinário.

Antes da comida chegar fresca e quentinha aos pratos dos visitantes, no entanto, é necessário um processo trabalhoso. Em primeiro lugar, ocorre a concepção dos pratos, que é seguida por diversos testes até chegar ao momento de servir as iguarias para o público.

O cardápio fica disponível durante um único final de semana. Parte dele pode ser encontrada nos cafés da unidade e o menu principal fica disponível apenas durante um dia no cardápio da Comedoria. Na data em que os pratos são servidos, o Chef Convida conta, ainda, com o profissional na coordenação da cozinha e circulando pela Comedoria para conversar com as pessoas presentes. O prato principal fica por conta de um bate-papo realizado com os públicos após o serviço do almoço

Quer experimentar pratos desenvolvidos por chefs renomados na Comedoria do Sesc? Fique atento, o Chef Convida continua e em breve o Sesc 24 de Maio irá divulgar o próximo convidado.