Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Caminhando com atenção no agora: o que seus calcanhares têm a dizer?

Os participantes do Mindful Walking na caminhada. Fotos: Sofia Calabria
Os participantes do Mindful Walking na caminhada. Fotos: Sofia Calabria

Você já prestou atenção nos seus próprios calcanhares enquanto anda? A pergunta pode parecer estranha, mas essa é uma das propostas do "Mindful Walking: caminhada hi-tech com atenção plena", que aconteceu no Sesc São José dos Campos, como parte do especial Inspira - Ações para uma vida saudável.

Os participantes fizeram uma caminhada pela trilha no parque Santos Dumont, localizado ao lado do Sesc, guiada por meio de fones de ouvido com um áudio do fisioterapeuta Marcelo Anselmo. A recomendação era ouvir a respiração, prestar atenção aos estímulos externos (mas sem se dispersar) e ao corpo, inclusive, no toque do calcanhar ao pisar. O desafio é mais difícil do que parece, mas por que será?

“O Mindfulness é uma busca para viver mais o momento presente. Devido às intercorrências do cotidiano isso é posto à prova. O Brasil é o país mais ansioso (segundo dados da OMS), com quase 10 milhões de pessoas com transtorno de ansiedade. O trabalhador brasileiro é o segundo mais estressado do planeta (de acordo com ranking feita pela Stress Management Association - Isma - Brasil)", diz Marcelo.

O fisioterapeuta comenta que esses estímulos são como lixos mentais que se acumulam, aumentando a carga mental, e isso é um dos fatores que dificultam a concentração das pessoas no presente.

Como começar a prestar mais atenção no agora?

Marcelo diz que o primeiro passo é não se condenar. “O julgamento perante a distração é feito de forma muito dura consigo mesmo. Vamos pegar mais leve, entender que se distrair faz parte. Distraiu? Ok. Identifiquei a distração? Entendi de onde ela vem? Você tem a opção de voltar para dentro de si." 

O segundo passo é entender a distração como uma alternativa. Para Marcelo, é possível escolher, uma vez identificada a distração, entre ficar nesse estado ou voltar para o agora. “Não é algo que é imposto. Você pode se distrair, pode ir para o passado, para o futuro, mas também voltar. Se vem como uma imposição, vem junto a dureza." 

O terceiro passo são recursos físicos, que facilitam a volta para si. De acordo com o fisioterapeuta, o mais aplicável é a respiração. Casada com a meditação, 15 segundos bastam para conseguir se concentrar e potencializar os dois passos anteriores. “Quando você percebe a sua respiração, você diminui a negatividade do julgamento e também considera alternativas. Você identifica mais rápido se aquele pensamento se relaciona ao passado, ao futuro distante, e pode escolher seguir pelo caminho do presente." 

Quer experimentar?

Como Marcelo diz, é preciso experimentar a prática para analisar qual o seu retorno e, inclusive, perceber se houve sucesso com ela ou não. Será que você não se concentrou porque não teve uma boa noite de sono? Ou talvez porque se encontra num ambiente que não é confortável?

A advogada Aliane Almeida já conhecia a meditação e aproveitou para conhecer o Mindful Walking. "Com a caminhada eu achei fantástico. Você consegue se perceber mais, dar atenção para o seu batimento cardíaco, para a respiração e até para o calcanhar. Eu faço tanta caminhada e não presto atenção nele. Por causa da correria você fica no automático”. Para Aliane a palavra que resumiu a sua experiência foi “paz”.

 

Agora é a sua vez:

Abaixo você encontra o áudio completo usado na atividade. Que tal ter essa experiência em sua próxima caminhada? É só fazer o download e começar.