Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Arquitetura do Sesc Pompeia: um convite à convivência

Quando a arquiteta Lina Bo Bardi e sua equipe se debruçaram sobre o espaço de uma antiga fábrica para readequá-lo e transformá-lo em uma nova unidade do Sesc, um dos conceitos que os impulsionaram foi o de convivência.

Essa palavra é tão determinante na concepção da nossa arquitetura que um dos nossos espaços foi batizado de Área de Convivência e, nele, acontecem atividades culturais e esportivas, debates e bate-papos, além de ser um palco que abriga nossa biblioteca, mesas de leitura, lajes e o Espaço de Brincar. Aliás, uma das curiosidade é que, quando Lina pensou esse espaço, planejou para ele ser também uma área onde fosse possível viver o fazer nada, ter um momento de ócio criativo. 

Na Comedoria, o mobiliário é um convite ao compartilhamento, à convivência de pessoas até então desconhecidas para uma refeição. Nas quadras do Conjunto Esportivo, o pouco recuo das arquibancadas é um chamariz para o público conviver próximo às atividades esportivas e até para nela entrar.

Neste vídeo, confira mais detalhes sobre o conceito de convivência na arquitetura do Sesc Pompeia.

"Tijolo por Tijolo" é uma websérie do Sesc Pompeia. Semanalmente, no Facebook da unidade (fb.com/sescpompeia)so de urbanização relacionados a ela. Desvende a trajetória do bairro da Pompeia, conheça a fábrica que funcionava no espaço antes de o Sesc ser aberto, descubra como foi a readequação e requalificação da área, entenda como diferentes traços do Brasil estão representados nos cantos da unidade e muito mais! São 15 episódios semanais com conteúdos exclusivos sobre a Cidadela da Liberdade.