Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Claude Fischler e os dilemas da alimentação

Claude Ficshler foi um dos pioneiros a abordar a alimentação humana pelas lentes da sociologia. Na década de 1970, iniciou suas investigações na área sob orientação do antropólogo, sociólogo e filósofo Edgar Morin. Claude desejava estudar um assunto que fosse tanto biológico quanto cultural, então definiu a alimentação como seu objeto de pesquisa. 

Nesta entrevista, o sociólogo faz um panorama sobre as mudanças de padrões nos hábitos alimentares nas últimas décadas, abordando o processo de individualização da alimentação, a influência das dietas e a obsessão pela imagem corporal.

O pesquisador fala também sobre a comensalidade – o ato de comer em companhia de outras pessoas – e a forma como ela afeta a maneira como nos alimentamos. A conversa aconteceu pouco antes da conferência que Claude realizou na abertura desta edição do Experimenta!.

 

**

Durante o mês de outubro, as conexões entre comida, saúde e cultura são temas de atividades em todas as unidades do Sesc São Paulo. Acompanhe a programação e conteúdos exclusivos em sescsp.org.br/experimenta