Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A gente não quer só comida

Bela Gil que participa do Papo ao Prato | Foto: Divulgação
Bela Gil que participa do Papo ao Prato | Foto: Divulgação

Você pode substituir antigos hábitos por uma saudável experiência. Esse é um dos motes do projeto “Experimenta - Comida, Saúde e Cultura”, que acontece durante todo o mês de outubro em diversas unidades do Sesc. Mais do que falar sobre comida, o projeto convida o público a se aprofundar nas relações dos alimentos com a cultura e a saúde, criando novas conexões entre os nossos hábitos alimentares e a rotina do dia-a-dia. No Sesc Avenida Paulista as atividades acontecem de 22 a 27 de outubro, com palestras, cursos, demonstrações culinárias, feira de orgânicos e muito mais.

A mídia e a indústria muitas vezes criam padrões que não levam em conta a diversidade étnica nem as características e vivências pessoais de cada um. A consultora de imagem Marcia Rizzo e a nutricionista Fernanda Pisciolaro explicam, no bate-papo A Influência da Mídia e da Indústria na Alimentação e na Moda, como essa alimentação atrelada à conceitos externos prejudica a noção de realidade e influencia em nossos hábitos alimentares. Fernanda também participa, ao lado da psicóloga e psicanalista Marcela Carvalho, de outro bate-papo, Formação de Hábitos Alimentares. As duas conversam com o público sobre as mais diversas dietas que surgem de tempos e tempos e como elas afetam nossa relação com a comida.

O conceito japonês “Wabi Sabi” ensina sobre a beleza das coisas imperfeitas, incompletas ou impermanentes. Tanto o mercado quanto o consumidor muitas vezes descartam ou ignoram alimentos que não se encaixam nos padrões de formato, cor ou tamanho. Pensando nesse desperdício o engenheiro Roberto Matsuda criou a Fruta Imperfeita, iniciativa que comercializa produtos que fogem às exigências estéticas do mercado e estará presente na Feira (Im)Perfeita, dia 27, domingo, em que o público pode adquirir alimentos “fora dos padrões”, todos de origem orgânica e de base agroecológica.


Frutas "imperfeitas" | Foto: Angélica Cristine de Paula


A máxima “beleza não se põe à mesa” não cabe muito na hora do empratamento, técnica de apresentação das receitas que leva em conta a composição de cores, ingredientes e texturas. Mas quem pensa que o empratamento é apenas uma questão estética se engana, a disposição dos alimentos influencia também na hora de degustar os alimentos. Isso é o que a chef Janaína Rueda explica no bate-papo As Estéticas dos Pratos: Pensando sobre a Beleza de nossa Alimentação. Janaína também fala das estratégias na alimentação infantil na conversa Meu Lanchinho.

Comida saudável dá trabalho para preparar? Existem receitas simples que além de gostosas trazem benefícios para a saúde? Como ressignificar os alimentos? A culinarista e apresentadora Bela Gil fala dessas questões em sua demonstração culinária Do Papo ao Prato, e ressalta como uma alimentação saudável e consciente influencia diretamente em nossa saúde e no meio ambiente.

E pensando na origem de tudo que compõe nossas mesas diariamente, a Loa Terra traz uma vivência com sementes, compartilhando com o público curiosidades e a história de diversos tipos de sementes, inclusive o processo de extinção de algumas delas. Na oficina Bolas de Sementes, o público aprende sobre essa técnica de semeadura, que traz diversas vantagens e especificidades.
 


Bolas de Sementes | Foto: Divulgação


Cuidar da alimentação é mais do que uma necessidade básica, é um momento de prazer, aprendizagem, autoconhecimento e cuidado consigo. Comida, saúde e cultura: ingredientes obrigatórios para viver melhor. Experimenta!

>> Veja toda programação do Sesc Avenida Paulista AQUI.