Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A Arte de Estimular Futuros Escritores

Durante o mês de outubro, o Sesc Catanduva realizou o projeto Leitura contemporânea, com três autores cujas obras discutem o entrelaçamento da realidade com a ficção. Eles vieram para falar com alunos e professores sobre suas experiências como escritores, respectivos processos criativos e procedimentos artísticos. Entre as diversas questões abordadas, também entrou em pauta a fruição da leitura como ferramenta de discussão do cotidiano brasileiro. 

Aline Bei foi um dos nomes convidados da programação. A jovem escritora falou sobre a experiência com seu romance de estréia, O Peso do pássaro morto, vencedor do Prêmio São Paulo de Leitura de 2018 como melhor romance de autor com menos de 40 anos. O livro fala sobre a trajetória de uma mulher, dos 8 aos 52 anos, que passa por uma série de perdas.

Conversamos com a Aline entre um encontro e outro; na pauta, seu processo de criação e dicas aos futuros escritores que anseiam em começar no ofício. Aqui, você pode conferir alguns momentos dessa conversa:

Sobre suas inspirações e os autores que mais a marcaram, Aline nos contou que passou muito tempo lendo apenas textos de homens, na maioria brancos, europeus e de mais idade, até descobrir que poderia buscar outras fontes, muito mais próximas à ela, fazendo escolhas feministas e mais conscientes daquilo que buscava. Entre as autoras que ela cita como influência em seu repertório, estão Clarice Lispector, Hilda Hilst e Ana Martins Marques.

Segundo Aline, a formação de quem escreve não é apenas a escola - entendida como sala de aula - mas toda a experiência que faz parte do pacote educacional, como viagens, visita a museus, idas ao cinema, encontros com escritores, debates etc; ou seja, ela enfatiza a importancia formativa das atividades paralelas às aulas, que trazem enriquecimento cultural ao indivíduo. 

Os outros escritores que fizeram parte dessa programação foram Marcelino Freire, e João Anzanello Carrascoza, que realizou uma oficina de minicontos com os alunos da escola da rede estadual Paulo de Lima Correa.

Clique AQUI para ler uma seleção de alguns contos que foram produzidos pelos alunos durante esta oficina de literatura.