Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Projeto 7 leituras chega a sua 15ª edição com o tema "No princípio era o verbo"

Diego Machado em
Diego Machado em "Louco no oco sem beiras"

Desde 2007, o projeto “7 Leituras, 7 Autores, 7 Diretores” já era tradição no calendário cultural da cidade de São Paulo. Concebido por Eugênia Thereza de Andrade e orquestrado em parceria com o Sesc São Paulo, estreou no Sesc Consolação com a ideia de levar ao público leituras dramáticas separadas por tema, como família, utopia, amor e intolerância.

Durante 13 edições, o projeto fez morada no Teatro Anchieta com apresentações mensais e um tema diferente por ano, onde diversos artistas encenaram e leram mais de 90 textos emblemáticos da literatura mundial. Em função do cenário mundial de pandemia e distanciamento social, em 2020, Eugênia adaptou o projeto para o ambiente digital, promovendo o encontro necessário em formato de vídeos, disponibilizados nos canais de YouTube do Sesc 24 de Maio e do Sesc São Paulo.

Em 2021, em sua 15ª edição, o projeto continua sua jornada, buscando nos recursos tecnológicos a promoção do encontro e a aproximação do público com a arte e a cultura, por meio das leituras como um esboço de encenação para a plataforma audiovisual, valendo-se de ambientação cenográfica, marcação de cenas, elementos de figurino, música, desenho de luz e ensaios.

Com o tema geral “No princípio era o Verbo”, as 7 Leituras, exibidas entre maio e novembro, apresentarão obras do poeta pernambucano Frederico Barbosa, uma comédia do dramaturgo carioca Flávio Goldman, poemas do escritor paulistano Claudio Daniel, diálogos poéticos de Fernando Pessoa e Castro Alves, além de textos da própria diretora do projeto, Eugênia Thereza de Andrade, sobre os desafios de ser mulher numa sociedade misógina e machista.

Confira abaixo ou sempre na última terça-feira de cada mês no YouTube do Sesc 24 de Maio e do Sesc São Paulo


7 Leituras - No princípio era o verbo | 15ª edição


7 Leituras - Diálogos do isolamento | 14ª edição