Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Redes sociais abertas e descentralizadas

Por Cris Botta*

A Federação ou "Fediverse", como é frequentemente chamada, refere-se a um grupo de redes sociais globais compostas de nós, ou instâncias, que falam e são compatíveis umas com as outras. Qualquer um pode hospedar uma instância e pode escolher com quais outros nós federar (receber, mostrar e compartilhar informações). Se você decidir mudar de nó (ou hospedar o seu próprio), é possível migrar todos os dados de forma rápida e simples. Suas informações são suas e estas redes, softwares e servidores pertencem aos usuários.

As plataformas mainstream (Facebook, Twitter, Instagram, TikTok etc.) concentram milhões de usuários em um website e controlam todas as tomadas de decisão, escolhem quais conteúdos serão mostrados e armazenam os dados privados dos usuários para lucro comercial e benefício próprio. As redes Fediverse, por outro lado, são desenvolvidas por uma comunidade de pessoas em todo o mundo, independentemente de qualquer corporação ou instituição oficial. Você é livre para se registrar em qualquer rede e instância que desejar no Fediverse. É possível escolher a pessoa encarregada de seus dados - o administrador do seu servidor. Se você tiver conhecimentos técnicos, pode administrar o seu próprio servidor para seus amigos e familiares, conectando-se com milhares de outros servidores independentes.

O Mastodon faz parte de um grupo de redes sociais livres e de código aberto que existe na Federação. Escolhi usá-la como exemplo, pois, de todas as redes do Fediverse, é a que tem mais usuários e o software com o desenvolvimento mais adiantado.

Na superfície, o Mastodon parece só mais um clone do Twitter. Você pode escrever pequenas atualizações de status (chamadas 'toots'). Você pode seguir pessoas, pode gostar ou comentar. Mas, aos poucos, vai perceber diferenças. Por exemplo, alguns nomes de perfil são muito longos. Em vez de apenas um nome de usuário, eles têm uma @ e um nome de site, como um e-mail. Isso acontece porque algumas pessoas têm a sua conta em um site diferente do seu. Da mesma forma que você consegue mandar um e-mail para alguém que tem e-mail no Outlook, mesmo que o seu e-mail seja no Gmail, nas redes sociais federadas você consegue seguir e interagir com pessoas que estão inscritas em instâncias e até em redes diferentes da sua. Se você tem uma conta em alguma instância do Mastodon, consegue seguir pessoas no PeerTube, Pixelfed e diversas outras redes do Fediverse.

Veja um tutorial que preparei:

Mas como você encontra uma instância para fazer sua conta? Algumas têm inscrições abertas, outras pedem que você escreva brevemente porque quer se inscrever naquela instância e outras ainda são particulares ou precisam de convite. Algumas são temáticas, o que também não quer dizer que você só pode postar sobre aquele tema. Abaixo listei alguns links para te ajudar a encontrar instâncias com inscrições abertas.

- Lista de instâncias no site do Mastodon, divididas por tema: https://joinmastodon.org/communities

- Guia de uso bem completo: https://mastodon.help/

 - Provavelmente, o site que lista mais instâncias (a lista pode ser filtradas e ordenada de diversas maneiras): https://instances.social/list/advanced

- Todas as redes que fazem parte do Fediverse: https://fediverse.party/en/miscellaneous

- Informações, números, estatísticas e listas de servidores de todas as redes do Fediverse: https://the-federation.info 

- Lista de apps, sites, artigos: https://github.com/emilebosch/awesome-fediverse

- Conta que posta dicas sobre o Fediverse e suas redes: https://mstdn.social/@feditips/

- Encontre pessoas para seguir. Uma lista de usuários que postam sobre interesses e temas específicos: https://communitywiki.org/trunk

- Uma lista de organizações que estão no Mastodon: https://communitywiki.org/trunk/grab/Organisations

- Crossposter twitter <–> mastodon: https://crossposter.masto.donte.com.br/

- Crossposter twitter <–> mastodon: https://moa.party/
 

Algumas instâncias brasileiras:

- https://mastodon.com.br/

- https://social.coletivos.org

- https://ursal.zone/

- https://social.biologianaweb.com.br

- https://masto.donte.com.br/

O aplicativo que eu uso se chama Fedilab e é pago na PlayStore, mas gratuito na F-Droid. Um outro app bem popular é o Tusky. Se você não sabe o que é o F-Droid, veja outro artigo sobre o assunto.

*Cristina Botta é educadora no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Vila Mariana. Possui graduação em Design Gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e fez mestrado em Mídias Digitais na Universidade de Artes de Bremen (Alemanha), onde focou sua pesquisa na área de games. É entusiasta do movimento maker e DIY, ativista do software livre e defensora da privacidade e liberdade na internet. Atualmente cursa bacharelado em Ciência da Computação.