Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Semana Modos de Acessar 2019

 

De 2 a 8 de dezembro, é realizada a Semana Modos de Acessar, ação em rede do Sesc São Paulo que promove diversas atividades artísticas, esportivas e formativas para estimular a participação social das pessoas com e sem deficiência.

Pluralidades e potências

As pessoas com deficiência são diversas. Podem nascer com alguma condição ou adquirir ao longo da vida. São crianças, jovens, idosos, homens e mulheres. Há pessoas com deficiência que também são negras, indígenas, homossexuais. Elas estão por aí, estudando, trabalhando e produzindo saberes e novos paradigmas que precisamos conhecer. Elas são cidadãs e, como tais, precisam de cidades e espaços acessíveis, bem como serviços e ações que as contemplem, sem preconceito ou discriminação. Elas são capazes de criar e compartilhar suas visões de mundo na coletividade, sendo fundamentais para uma sociedade democrática.

As barreiras que as pessoas com deficiência enfrentam – sejam sociais, atitudinais, culturais, comunicacionais ou físicas – nos revelam o que precisamos mudar para construirmos cidades, experiências e relações em que qualquer pessoa possa se sentir pertencente, podendo ir e vir, usufruir e ser feliz.

As cidades, quando visam potencializar a dignidade e mobilidade de qualquer ser humano, respeitam a pluralidade humana, e assim, reduzem barreiras a todos os cidadãos.  

Nesta perspectiva, a acessibilidade é uma grande ferramenta transversal, pois constrói – além de rampas e elevadores – outros modos de acessar, a partir da ideia de que as pessoas movimentam-se, falam, interagem, expressam-se e vivem diferentemente.

Acompanhe a programação da Semana Modos de Acessar 2019. Sua participação também é muito bem-vinda na construção de relações para uma nova sociedade.

Acessibilidade no Sesc SP

Rapper Billy Saga a esquerda da imagem, utiliza cadeira de rodas e segura o microfone próximo a boca. Na sua direita a interprete de Libras Naiane Olah, traduz a sua fala, durante o Seminário Modos de Acessar em 2017 no Sesc Santana – Foto: Lúcio Érico

Legenda descritiva: Rapper Billy Saga à esquerda da imagem, utiliza cadeira de rodas e segura o microfone próximo à boca. Na sua direita, a interprete de Libras Naiane Olah traduz a sua fala durante o Seminário Modos de Acessar em 2017, no Sesc Santana. Foto: Lúcio Érico

O Sesc São Paulo possui adaptações arquitetônicas em suas Unidades, bibliotecas com acervo e/ou equipamentos de acessibilidade, mapas táteis e até mesmo o projeto de trilha acessível da Reserva Natural Sesc Bertioga, além do trabalho com a mudança atitudinal com relação ao tema, são ações que demonstram o quanto a acessibilidade é um valor relevante para o Sesc.

 

Legenda descritiva: Na imagem, o secretário da Secretaria Municipal das Pessoas com Deficiência de São Paulo, Sr. Cid Torquato (em cadeira de rodas), junto a seu assessor, entregam placa do Selo de Acessibilidade ao Diretor do Sesc São Paulo, Sr. Danilo Santos de Miranda, à direita da imagem. À esquerda da imagem, outras pessoas acompanham a entrega, dentre elas uma funcionária da Prefeitura Municipal de São Paulo, em cadeira de rodas. Foto: Matheus José Maria/ Sesc SP

Em 2017, o Sesc 24 de Maio recebeu o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo. A concessão do selo é feita para edificações que seguem as Normas Técnicas de Acessibilidade, a ABNT NBR 9050. As normas estabelecem todos os itens de acessibilidade arquitetônica, como banheiros, bebedouros, acessos aos espaços, corredores, sinalizações, piso podo-tátil e elevadores.

No Sesc Avenida Paulista, que recebeu em 2019 o Selo de Acessibilidade, parte da equipe teve formação para atendimento em Libras. Veja abaixo:

 

O que é a Semana Modos de Acessar 2019?

São mais de 140 atividades em muitas Unidades do Sesc São Paulo, como shows, bate-papos, oficinas, vivências. As ações abrangem tanto o protagonismo de pessoas com deficiência – artistas, atletas, educadores, produtores etc. – como sua participação como público, reforçando um dos lemas do movimento das pessoas com deficiência: “Nada sobre nós, sem nós”. Conheça:

Um monólogo sobre cadeirantes

Legenda descritiva: Foto em preto e branco com fundo preto. Ao centro o ator Luciano Mallman está sentado em uma cadeira de rodas enquanto está falando - foto: Divulgação

Legenda descritiva: Foto em preto e branco com fundo preto. Ao centro, o ator Luciano Mallman está sentado em uma cadeira de rodas enquanto fala. Foto: Fernanda Chemale

Ícaro é o primeiro primeiro texto do ator Luciano Mallmann, cadeirante, que recebeu o Prêmio Açoriano Melhor Dramaturgia 2017 (Prefeitura Municipal de Porto Alegre). O monólogo teatral relata a experiência e percepções sob a perspectiva das pessoas em cadeira de rodas. No Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (CPF), será realizado um bate-papo com o artista, falando do processo de criação e inspiração. Já no Sesc Guarulhos, o ator apresenta seu espetáculo solo.

Bate-papo com Luciano Mallmann

Recursos acessíveis: Interpretação em Libras; Assegurado o acesso de pessoas com deficiência visual acompanhadas de cão guia; acessibilidade física.

Nome da atividade: Experiências Estéticas "Ícaro"

Onde: CPF Sesc

Quando:  2 de dezembro, 19 horas

Apresentação do monólogo 

Recursos acessíveis: Assegurado o acesso de pessoas com deficiência visual acompanhadas de cão guia; acessibilidade física.

Nome da atividade: Espetáculo Ícaro

Onde: Sesc Guarulhos

Quando: 4 de dezembro, 19 horas e 30 minutos

Aprendendo Libras

Legenda descritiva: Foto de uma pessoa com foco em suas duas mãos, realizando o sinal da Libras. – Foto: Lúcio Érico

Legenda descritiva: Foto de uma pessoa com foco em suas duas mãos, realizando o sinal da Libras. Foto: Lúcio Érico

Você sabia que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é o segundo idioma oficial do Brasil? No curso de iniciação a Libras serão tratadas noções básicas, como vocabulário, expressão corporal e construção de texto.

Recurso acessível: Interpretação em Libras; Assegurado o acesso de pessoas com deficiência visual acompanhadas de cão guia; acessibilidade física.

Onde: Sesc Ribeirão Preto

Nome da atividade: Curso Introdução à Língua Brasileiras de Sinais

Quando: 3 e 10 de dezembro, 19 horas e 30 minutos

 ***

Para conferir a programação completa e em outras Unidades do Sesc acesse o endereço eletrônico www.sescsp.org.br/modosdeacessar

Se preferir, é possível acessar a programação completa abaixo em formato PDF.