Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

13 formas de conhecer projetos e negócios de impacto social

Quem nunca passou por aquelas feiras de artesanato e gastronomia de fins de semana? Elas nos possibilitam conhecer coisas novas, conversar com os/as criadores/as e saber as histórias por trás daqueles trabalhos. Podemos ainda descobrir quanto tempo levou para aquele produto ser feito; quais as técnicas utilizadas; os estudos necessários para se chegar ao resultado pretendido; e como aquele profissional encontrou caminhos para a sua subsistência a partir do trabalho autoral.

Tudo isso, que parece invisível no custo final dos produtos que compramos, ganha muita importância quando pensamos no valor do trabalho. Este produto, traduzido em esforço laboral, está além da soma de quanto se gastou em material, das horas de produção e do lucro obtido. Está presente no sentido daquele fazer, que carrega a criatividade e a história de seus autores.

Para destacar e discutir sobre o trabalho como ferramenta de inclusão e transformação social, será realizada de 8 a 17 de novembro nas unidades do Sesc São Paulo a ação em rede, da área de Valorização SocialNós: criação, trabalho e cidadania.

Selecionamos 13 atividades, entre feiras de iniciativas sociais, cursos, oficinas e bate-papos sobre empreendedorismo social e geração de renda, para você conhecer:

1. Feira de Iniciativas Sociais – Sesc Campo Limpo

Foto: Renata Teixeira

Durante os dias 8 e 9 de novembro, no Sesc Campo Limpo, acontece uma feira com empreendimentos nas áreas da gastronomia, artesanato e cultura da zona sul de São Paulo. Além da feira, haverá bate-papos com o escritor Ferrez, com Thiago Vinicius, da Agência Solano Trindade, e Bel Coelho, chef do restaurante Clandestino, entre outros. 

2. Feira de Economia Solidária – Sesc Guarulhos

Foto: Matheus Martins

No dia 10 de novembro, das 10h às 17h, acontece a Feira de Artesanato e Economia Solidária no Sesc Guarulhos. Serão apresentados produtos confeccionados e comercializados pelos artesãos cadastrados na Secretaria Municipal do Trabalho. A Feira de Economia Solidária é um programa da Secretaria do Trabalho de Guarulhos, que possibilita a exposição de trabalhos manuais, com o objetivo de incentivar a geração de renda e inclusão social.

3. Feira da Rede de Economia Periférica – Sesc Interlagos

Foto: Lúcio Érico

No dia 10 de novembro, das 10h às 17h, acontece a Feira da Rede de Economia Periférica no Sesc Interlagos, que promove a autogestão econômica, para fortalecer a economia solidária e a gestão democrática nas periferias. O evento reúne empreendedores e empreendedoras periféricos/as de São Paulo e conta com produtos de moda, arte, decoração, beleza e bem-estar.

4. Desconstrução, Costura e Transformação com o Projeto Lerato – Sesc Itaquera

Foto: Pixabay

No dia 16 de novembro, das 14h às 17h, acontece a oficina Desconstrução, Costura e Transformação no Sesc Itaquera. O público terá a oportunidade de conhecer o trabalho do Projeto Lerato, que atua em prol de mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio da costura e criatividade com reaproveitamento de resíduos têxteis.

5. Ubuntu - Produção de Tapetes Artesanais – Sesc Parque Dom Pedro II

Foto: Sustexmoda

Já nos dias 13 e 14 de novembro, das 13h às 14h15 e das 14h15 às 15h30, no Sesc Parque Dom Pedro II, será realizada uma oficina que ensina o público a criar tapetes artesanais, além de proporcionar o compartilhamento de experiências sobre pessoas em situação de rua. As atividades contam com os educadores do Ubuntu, projeto criado com o intuito de estimular o potencial produtivo e criativo dos abrigados no Complexo Canindé, com a Coordenação Regional de Obras de Promoção Humana (CROPH). 

6. Café é mais que café: novos negócios, gênero e raça – Sesc Pinheiros

Foto: Tony Chen

Para falar um pouco dos negócios na internet, no dia 14 de novembro, das 19h30 às 21h30, o Sesc Pinheiros recebe a atividade Café é mais que café: novos negócios, gênero e raça, com Gisele Coutinho, mulher negra, jornalista e barista, fundadora do Pura Cafeína, que tem como objetivo espalhar informações sobre qualidade dos cafés no Brasil de maneira prática.

7. Mãos ao Barro: cerâmica quilombola – Sesc Pompeia

Foto: Divulgação

Para falar de ancestralidade e técnicas tradicionais de artesanato, no dia 12 de novembro, no Sesc Pompeia, serão abertas as inscrições para o curso Mãos ao Barro: cerâmica quilombola, com a Associação de Ceramistas de Apiaí. As mestras apresentarão o processo de modelagem, pintura e queima do barro, a partir das técnicas de comunidades remanescentes quilombolas do Alto Vale do Ribeira.

8. Como criar a sua loja virtual: desafios e potencialidades – Sesc Santo Amaro

Foto: Divulgação

Neste bate-papo, é possível acompanhar a trajetória de criação do e-Bairro, um portal com agenda cultural e lojas virtuais de artistas, artesãos, escritores e pequenos empreendedores da zona sul de São Paulo, e a experiência de vendas online. A atividade acontece no dia 10 de novembro, das 14h às 16h, no Sesc Santo Amaro.

9. Economia solidária em "larga escala", a experiência das grandes cooperativas – Sesc São Caetano

Foto: Divulgação

Cooperativas falam sobre como enfrentar as dificuldades que se apresentam em negócios vinculados à economia solidária, a partir de experiências práticas, neste bate-papo que acontece no Sesc São Caetano, dia 16 de novembro, às 12h30. Os cooperados da Uniforja contam como enfrentaram o desemprego e a falência das indústrias por meio da organização em cooperativas. Já os cooperados da Coopercentral do Vale do Ribeira, explicam como a organização de uma central de distribuição no ABC foi fundamental para o escoamento da produção dos agricultores familiares. O encontro contará também com Arildo Mota Lopes, especialista em Cooperativismo pela Mondragon - Espanha e Gilberto Ohta, diretor da Cooperagua e da Coop VR. 

10. Tem passagem? A marca de quem sobreviveu ao sistema prisional – Sesc 24 de Maio

Esta roda de conversa aborda o dia a dia, dificuldades e perspectivas de mulheres que passaram pelo sistema prisional, principalmente sobre a perspectiva de inserção no mercado de trabalho. A atividade acontece no dia 13 de novembro, das 19h às 21h, no Sesc 24 de Maio, com a cooperativa Libertas.

11. Empreendedorismo Feminino e Materno, CRIA! – Sesc Taubaté

Foto: Lúcio Érico

Para quem pensa em ter o seu próprio negócio, este bate-papo no Sesc Taubaté promente ser bastante proveitoso. No encontro, as mulheres conversam sobre como potencializar suas ideias e projetos. A metodologia utilizada será a do Pro Action Café, que viabiliza conversas em grupo e aprofunda questões essenciais para uma ideia sair do papel. A oficina acontece no dia 9 de novembro, das 10h30 às 14h30.

12. Mulheres e Economia Criativa  – Sesc Jundiaí

Foto: Flávia Rissi

Feira e bate-papo, que acontecem nos dias 16 e 17 de novembro, das 11h às 15h, no Sesc Jundiaí, marcam a progragramação da unidade. As atividades abordam alternativas na geração de renda a partir do artesanato, com presença de artesãs da cidade de Jundiaí e região.

13. Empreendedorismo, Economia Solidária e Valorização de Territórios – Sesc São José dos Campos

Foto: Armin Kübelbeck

Entre os dias 12 a 14, das 19h às 22h, um bate-papo no Sesc São José dos Campos reúne iniciativas para dialogar sobre processos, pesquisas e realização de projetos em ação social, com foco no reconhecimento de territórios, trabalhos coletivos, geração de renda e desenvolvimento comunitário. A atividade contará com a presença do Instituto Auá, Instituto Empodera, Ecopátio Arca 21, Centro Dandara de Promotoras Legais Populares, Casa do Hip Hop - Santa Cruz, Grupo Enactus Unifesp – SJC e Instituto Brantz Social.

Além destas, há mais de 100 atividades espalhadas pelas unidades da capital, interior e litoral, com participação gratuita. Para saber mais, clique no botão abaixo.

Ou acesse o caderno de programação do Nós: criação, trabalho e cidadania.