Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Frio e Piscina combinam?

Hidroanimação na piscina do Sesc Vila Mariana | Foto: Daniel Ducci
Hidroanimação na piscina do Sesc Vila Mariana | Foto: Daniel Ducci

O frio vem chegando e se a intensidade for como a do Verão 2014, é bom se preparar! Nada de abandonar suas atividades físicas, nem mesmo as aquáticas.

Todos os anos, quando chega nessa época de outono/inverno, os frequentadores da piscina tendem a ter a sensação de que a água está mais fria. Com isso, cria-se um dilema, pois se a temperatura for elevada, fica inadequada para a prática de atividade física e na hora de sair, as pessoas sofrem com a diferença térmica. Diminuir também não ajuda, então, de acordo parâmetros técnicos, mantemos os mesmos 30°C o ano todo, podendo variar 0,5°C para mais ou para menos.

De acordo com o Dr. Ari Halpern, médico reumatologista, não existe uma única resposta para a temperatura ideal da água: “A piscina é um ambiente que possibilita a prática esportiva e atividades recreativas. Assim, a temperatura ideal da água depende para qual atividade e por quem esta piscina será utilizada.”

Uma piscina como a do Sesc, que tem múltiplos usos, é preciso equilibrar o calor, ou seja, manter uma situação intermediária que permita seu uso, com conforto, para suas diferentes possibilidades. “A água muito quente é prejudicial, pois o aumento da temperatura do corpo provoca fadiga e queda no rendimento”, lembra o Dr. Ari.

Muitas pessoas desconhecem que, durante o exercício na água, o corpo humano também transpira e a água muito quente provoca o aumento da perda de liquido, levando à desidratação, principalmente em pessoas idosas.


Natação | Foto: Julia Parpulov

Para o Dr. Halpern, uma piscina destinada aos exercícios físicos deve permanecer em uma temperatura que permita a prática de maneira segura. Existem algumas regras que são utilizadas internacionalmente para o controle da temperatura da água em piscinas.

Verifique a tabela a seguir com as temperaturas ideais para cada atividade aquática:



Fonte: Colégio Americano de Medicina do Esporte e Associação para Exercícios Aquáticos

As Normas Técnicas do Sesc, adotada em todas as Unidades, recomenda entre 28ºC e 30ºC. No Sesc Vila Mariana é mantido os 30ºC o ano inteiro.

Por isso, aqueça-se antes de entrar na água, fazendo alguns alongamentos e exercícios fora da piscina. Nesta Unidade há um local específico para a prática, onde encontra-se um banner com a indicação de alguns exercícios. Lembre-se de deixar uma toalha ou roupão próximos do local de saída e aproveite!


Área de Aquecimento | Foto: Julia Parpulov