Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O desenho dos corpos trans por Laerte, Ariel e Neon

Ariel Nobre, Laerte Coutinho e Neon Cunha após a sessão de modelo vivo. Fotos: Carol Vidal
Ariel Nobre, Laerte Coutinho e Neon Cunha após a sessão de modelo vivo. Fotos: Carol Vidal

Em julho, o Boteco da Diversidade trouxe uma programação especial de férias repleta de vivências e encontros relacionados aos temas abordados nas edições anteriores. Visibilidade Trans, Feminismo, Masculinidades, Prostituição, Sexualidade e Deficiência foram os temas que ilustraram as edições do Boteco da Diversidade nesse primeiro semestre de realização do projeto e que foram pano de fundo para atividades educativas em que arte e política se encontraram novamente para aprofundar e criar conteúdos junto ao público.

A última atividade, para encerrar a série do Boteco de Férias, no dia 29/7/17, foi a Sessão com Laerte, uma sessão modelo vivo aberta a qualquer pessoa que desejava praticar o desenho e a expressão gráfica com xs modelxs trans Ariel Nobre e Neon Cunha.

No Boteco com Laerte 

Para Laerte, participar do Boteco da Diversidade: "foi muito legal. Eu gosto muito da Elaine (produtora executiva do Boteco) e em geral qualquer coisa que ela me convide eu tô topando. A gente já tinha feito aqui no Sesc mesmo a comemoração do PUTADEI uns anos atrás. Eu achei incrível, foi super legal. Então o Boteco da Diversidade é uma espécie de continuidade desse trabalho na área dos direitos civis, na área da discussão de respeito às pessoas. O público LGBT, as putas, os negros, todas essas questões que são tensas na sociedade... É muito bom a gente poder construir esses momentos de desanuviar, de esclarecer, de construir pontes..."

ft Carol Vidal (41)
Laerte Coutinho. Foto: Carol Vidal

"Eu tinha participado de uma fala, de um bate-papo na inauguração, para mim foi até tranquilo, foi um pouco nervoso o dia porque... esses momentos de desenhar junto dependem muito de você ter um certo relaxamento com o grupo, e o grupo aqui era novo pra mim, então eu tive uma parte da sessão que foi assim meio tensa. Mas depois foi relaxando. O resultado eu achei ótimo. O Ariel e a Neon, que a gente convidou para posar, se saíram muito bem. Foram momentos muito ricos."
 

A experiência para Ariel e Neon

Para Ariel Nobre a Sessão com Laerte “foi uma experiência artística e educativa. A crueza da minha nudez diz que os corpos trans estão na sociedade, estão dentro da sociedade, por mais que exista uma força que nos marginalize.” 

“Foi muito gratificante ver o quanto é possível construir elos de diferenças para um bem comum, ou por um bem viver, como proclama a Marcha das Mulheres Negras.” complementa Neon Cunha.

Assista à entrevista no vídeo abaixo:

Veja a seguir algumas fotos da sessão:

A próxima edição do Boteco da Diversidade traz o tema da Visibilidade Gorda e contará com a presença de Taty Yuki, Preta Rara, Riot Queens, Draga da Quebrada, Júnior Ahzura, Flávia Durante, Grupo Me Gusta. Karina Zonzini fará a tradução em Libras do evento. Participe!

--

Para ouvir: