Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A exposição Iluminados leva o cinema expandido ao Sesc Belenzinho

Movie Drome de Stan VanDerBeek. (Foto: Gabriel Nunes)
Movie Drome de Stan VanDerBeek. (Foto: Gabriel Nunes)

A exposição - com curadoria de Roberto Moreira S. Cruz - é uma antologia de obras pioneiras do cinema expandido, resultantes da experimentação da linguagem audiovisual, realizada entre os anos de 1960 e 1980, período em que os artistas se interessavam pelo entrecruzamento entre as artes visuais e o desenvolvimento das novas mídias.

“Iluminados traz uma seleção de trabalhos, de fundamental importância histórica, que utilizam o cinema como forma de expressão artística, relacionando possibilidades de explorar os recursos da imagem em movimento, da linguagem audiovisual e os diversos dispositivos de projeção, elaborados pelos artistas no contexto embrionário da arte contemporânea”, conta o curador.
Cinema expandido é o termo utilizado para tratar as muitas maneiras de trabalhar essa linguagem, ampliando-a e multiplicando-a para além da tela. Ao ser projetado em um espaço onde o espectador circula livremente, o filme ganha nova perspectiva, propondo narrativas descontínuas com outras formas de estímulos visuais e sonoros. E rompe com a obrigatoriedade de uma tela única e frontal, de um discurso audiovisual linear e sequencial.

Para Cruz, “Nestas condições, abrem-se possibilidades para se romper com a linearidade temporal da narrativa mais comumente realizada nos filmes para projeção em salas de cinema tradicionais. Na galeria ou no museu, o tempo de duração da exibição não segue a convenção do mercado institucionalizado do cinema. Contando com um espectador que transita livremente por este espaço, sem uma previsão de quanto tempo durará a sua audiência, o cinema expandido implica em filmes que podem não ter um tempo de duração padronizado, por sua ação dramática ou por uma história que transcorre com princípio, meio e fim. O filme pode, assim, ser elaborado para projeção em looping ou até mesmo para que seja assistido em parte, sem que isso comprometa a sua compreensão”.

A exposição é composta por nove trabalhos que formam um mosaico de informação visual de artistas que pesquisavam essas interfaces, propondo formas originais, incomuns, não arbitrárias de criação, experimentando com a técnica e a forma da imagem e do som.

São elas: Lupe, de Andy Warhol; Slides, de Annabel Nicolson; Light Music, de Lis Rhodes; Hand Grenade, de Gill Eatherley; Three Landscapes, de Roy Lichtenstein; Conselhos de Uma Lagarta, de Regina Vater; Movie Drome, de Stan VanDerBeek; ÃO, de Tunga; Adjunct Dislocations., de Valie Export. Completando esta seleção, está a antologia de 35 curtas experimentais, produzidos pelos artistas do movimento Fluxus, reunidos por George Maciunas na Fluxfilm Anthology.

Para a execução da exposição, além dos projetores de vídeo, foram necessários 11 projetores 16 mm com um sistema de projeção em lopping e uma diversidade de lentes que não se encontram mais disponíveis no mercado brasileiro.

O curador Roberto Moreira S. Cruz comenta que a exposição Iluminados oferece ao visitante a oportunidade de apreciar, em suas configurações originais, obras produzidas em formatos pouco usuais no campo do cinema experimental. “Algumas foram restauradas recentemente, apresentadas em raríssimas oportunidades e, certamente, exibidas pela primeira vez no Brasil nesta ocasião. Em alguns casos, os filmes foram transferidos para mídias digitais para uma melhor adaptação aos modos de exibição ininterrupta, durante vários dias”.


SERVIÇO
Visitação
17 de agosto a 15 de outubro de 2017.
Terça a sábado, das 10h às 21h.
Domingos e feriados, das 10h às 19h30.

Agendamento de Visitas Educativas
Tel: (11) 2076-9704, das 10h às 17h ou
agendamento@belenzinho.sescsp.org.br

Sesc Belenzinho
R. Padre Adelino, 1000 - Belenzinho.
Tel: (11) 2076-9700 - São Paulo- SP.