Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Atividades Lúdicas no Aprendizado de Saúde Bucal

Exercitação prática dos conceitos de higiene transmitidos durante palestra: lavagens das mãozinhas!
Exercitação prática dos conceitos de higiene transmitidos durante palestra: lavagens das mãozinhas!

O acesso ao conhecimento possibilita mudanças para uma vida mais saudável. Esta é uma das ideias que norteiam o projeto “Sorriso é Coisa Séria”, que desde 1998 orienta o público sobre a promoção da saúde. Destaque entre as ações educativas desenvolvidas pelo Sesc na área, a atividade é realizada em escolas, instituições parceiras e nas unidades Sesc São Paulo. “Sorriso é Coisa Séria” é uma atividade preventiva, lúdica, informativa e educativa, derivada de uma ampla pesquisa do Sesc São Paulo com profissionais da área da saúde.

Na prática, é uma série de ações em prol da saúde bucal, que a equipe de odontologia do Sesc realiza  para melhorar a qualidade de vida dos comerciários e da população em geral; partindo da premissa que o bem-estar físico do individuo é fundamental para a construção do bem-estar coletivo. O projeto conta com iniciativas lúdicas de orientação, intervenções, vivências, jogos e brincadeiras relacionados à temática da saúde bucal. Linguagens que nem sempre as pessoas relacionam com a saúde, porém justamente pelo caráter informal destas linguagens, a compreensão de um assunto tão sério fica muito mais fácil e divertido. Lembrando que o público alvo são crianças, de 6 a 12 anos.

Seguindo as diretrizes da atividade, durante o mês de junho, os dentistas e auxiliares da odontologia do Sesc Catanduva visitaram 5 escolas da rede municipal de ensino da cidade, e conseguiram atingir no período cerca de 2.500 crianças.

 

Crianças durante as palestras.

O critério de escolha das visitas levou em consideração as instituições que não possuem orientação odontológica. Os profissionais do Sesc Catanduva puderam desse modo orientar uma parcela da população realmente necessitada de orientação em saúde bucal. Todas as crianças receberam escovas de dentes novas e participaram das atividades teóricas e práticas. A ideia central é que as crianças, depois de participarem das atividades na suas próprias escolas, se tornem multiplicadoras dos conceitos que os dentistas do Sesc passaram para elas, transmitindo estes conhecimentos para seus familiares e em sua comunidade.

Práticas de higiene

Vale a pena frisar ainda que educação e prevenção também se traduzem em economia, principalmente considerando o alto custo dos tratamentos odontológicos privados no Brasil. Para o comerciário e seus dependentes, ter a possibilidade de realizar um tratamento odontológico em uma unidade do Sesc é um grande benefício para as famílias. 

 

Assista abaixo o vídeo com a equipe de odontologia do Sesc Catanduva :